Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Valério Zelaya

A partir desta terça-feira, 19, o cidadão vai perceber os policiais militares mais presentes nas ruas, em rondas, blitzen e abordagens em bares e outros pontos de diversão noturna. Seguindo a recente determinação do governador Carlos Henrique Gaguim, o efetivo da Polícia Militar, gradativamente, está se distanciando dos serviços administrativos para cumprir suas funções de policiamento ostensivo e de prevenção ao crime.

A primeira operação neste sentido aconteceu na manhã desta terça, quando dezenas de policiais se deslocaram dos quartéis para reforçar o policiamento, sobretudo nas áreas comerciais de Palmas – a exemplo da Avenida JK, na região Central; e da Avenida Tocantins, em Taquaralto, região Sul de Palmas. Divididos em duplas, os policiais conseguiram cobrir um maior número de ruas.

Segundo o tenente Cleiber Levy, que comandou a operação inicial em Palmas, a orientação é para que o policiamento ostensivo ocorra também nas cidades do interior. Ainda de acordo com Levy, as ações, locais e horários ocorrerão a partir do fator surpresa, para que consigam surtir eficácia.

O tenente da Polícia Militar diz que a corporação não considera que o Estado vive hoje uma onda de violência. Segundo Levy, é rotineiro que neste período haja mais ocorrências como roubos e assaltos, isso devido à circulação de mais dinheiro (decorrente do pagamento do 13° salário) e da concessão de indultos natalinos aos presos, sendo que alguns não retornam às prisões e voltam a cometer crimes.

A determinação para a ampliação do efetivo policial nas ruas foi dada pelo governador Carlos Gaguim na quinta-feira, 14, em reunião com a cúpula do setor de Segurança Pública. Na ocasião também foi determinada a elaboração de um plano emergencial para a segurança no Tocantins.

Patrulhamento

A intensificação do patrulhamento nas ruas já está produzindo resultados. Na noite de ontem, por volta das 18h30, houve um furto de um veículo VW Parati 1.6, placas MWN 9393 no plano diretor de Palmas. O furto ocorreu em uma residência, vindo os assaltantes a levar o veículo juntamente com um notebook.

Após repasse de informações pelo SIOP (Sistema Integrado de Operações) às viaturas da cidade, sobre os dados do veículo furtado, as viaturas intensificaram o patrulhamento, no intuito de localizar o veículo e prender os infratores. A operação obteve êxito quando, por volta das 1h20min desta manhã de terça-feira, a viatura composta pelo Cb PM Rodrigues, Sd PM Moraes e Sd PM Meire, localizou o veículo nas proximidades do clube da AABB, juntamente com alguns periféricos de computadores e o aparelho de som, furtados do interior da residência da vítima, na quadra 1204 Sul.

O veículo foi levado até a delegacia plantonista da capital, sendo entregue ao delegado plantonista para, posteriormente, ser entregue a vítima

Da redação com informações Secom