Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Após atuar na região Sudoeste do Tocantins, as equipes de captura de morcegos hematófagos– concentrarão as atenções nas propriedades rurais da região central do Tocantins, em Palmas. A ação da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária - começa nesta quarta-feira, dia 20, às 8h, e segue até a quinta-feira, dia 21, em três propriedades rurais que registraram sugadura de morcegos no final do ano.

Segundo o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo, o objetivo das ações é manter o controle populacional dos morcegos que se alimentam de sangue e são os principais transmissores da raiva dos herbívoros na zona rural. “Retiramos cerca de 200 morcegos hematófagos da região Sudoeste na semana passada. Agora vamos fazer essa ação em Palmas e depois seguiremos para Araguaina e dia 1º de fevereiro estaremos em Gurupi”, diz o presidente.

Segundo dados do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, somente em 2009 foram registrados 41 focos da doença em todo o Estado, com 101 óbitos de animais. “Além da captura, também fazemos um trabalho educativo, informando os produtores rurais sobre as formas de prevenção da doença, como a vacinação dos bovídeos e eqüídeos”, explica José Luciano.

Raiva

É uma doença letal que pode ser transmitida para todos os mamíferos, inclusive o homem. O lissavírus, vírus que causa a doença, está presente na saliva do animal contaminado que em contato com a pele do animal sadio transmite a doença. No bovídeo causa apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares e ranger de dentes. Após algumas horas, apresenta paralisia dos membros e em até 10 dias ocorre a morte.

Fonte: Ascom Adapec