Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mariana Di Pietro

O governador Carlos Henrique Gaguim foi recebido pelo representante-chefe da Jica – Agência Internacional de Cooperação do Japão no Brasil, Hatsuhiko Haga, na tarde desta terça-feira, 26, na sede da Agência, em Brasília, e reiterou o empenho do Governo do Estado em dar continuidade aos convênios de cooperação financeira com aquele país.

O Estado aguarda a liberação de US$ 30 milhões do governo do Japão para o Propertins – Programa de Perenização das Águas do Tocantins. O programa prevê a construção de barragens de acumulação e elevação de nível ao longo dos rios Sobrado, Manuel Alves e Itaboca, no sudeste do Estado. As obras minimizarão a estiagem na zona rural dos municípios de Dianópolis, Paranã e Taguatinga.

O projeto aguarda apenas a visita da missão de avaliação japonesa. “Queremos que no máximo até abril/maio, esse projeto de R$ 30 milhões, de praticamente custo zero para o Estado, possa entrar em desenvolvimento. O Japão é um grande parceiro”, afirmou o governador.

De acordo com o chefe da Jica, a visita do governador foi oportuna para dar prosseguimento aos acordos de cooperação vigentes, mas a data depende apenas do governo do Japão. “A Jica aguarda o estudo preliminar do projeto (...). Estamos esperando uma resposta do governo do Japão para enviar uma missão”, disse.

Carlos Gaguim convidou os representantes da Agência para conhecer o Estado e colocou uma equipe tocantinense à disposição para atender a instituição.

Acompanharam o governador: o secretário de Representação, Carlos Patrocínio; o secretário de Educação e Cultura e senador licenciado, Leomar Quintanilha; a coordenadora da Frente Parlamentar Brasil-Japão, a deputada federal Nilmar Ruiz, e a coordenadora de Relações Internacionais da Representação, Marilda Nakane.

 

Fonte: Secom