Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Valério Zelaya

Ao participar da solenidade de abertura do I Encontro de Coordenadores de Núcleos Municipais da Fundação Pioneiros Mirins, nesta quinta-feira, 28, em Palmas, o governador Carlos Henrique Gaguim disse que uma das novas prioridades do programa é profissionalizar as crianças e adolescentes participantes.

Nesse sentido, anunciou uma parceria com o sistema S (Sebrae, Sesc, Senai etc) para prestar cursos profissionalizantes a todos os adolescentes quem completarem 14 anos, nova idade máxima para permanência nos Pioneiros Mirins. Um projeto de lei, autorizando essa parceria, vai ser votado pela Assembleia Legislativa.

A qualificação técnica vem junto ao reforço ao caráter pedagógico, à inclusão de ações voltadas à sustentabilidade (cada pioneiro deverá plantar 10 árvores por ano), à formação cultural, prevenção às drogas e à educação para o trânsito, segundo enumerou Carlos Gaguim.

O governador disse que pretende transformar o Pioneiros Mirins em referência para o país e avaliou que hoje o programa não cumpre sua função de promoção social. “Me apontem, nesses 20 anos, quantos pioneiros mirins se formaram médicos, enfermeiros. Mas nos próximos 30 anos teremos milhares deles bem qualificados”, disse, apontando para um planejamento de longo prazo na gestão do programa.

O governador disse também que visitou de surpresa núcleos do programa e constatou a precariedade e a falta de material. No início da nova gestão do Governo do Estado, em setembro, foram constatados atrasos de até sete meses no pagamento das bolsas-aprendizagem, atrasos no pagamento dos aluguéis dos núcleos, entre outras falhas que estão sendo sanadas.

Com a recente criação da Fundação Pioneiros Mirins está sendo planejado um reforço no caráter pedagógico e ficam facilitados os convênios com empresas privadas, que podem colaborar com o programa e abater as contribuições no imposto de renda.

Na solenidade, o presidente da Fundação Pioneiros Mirins, Rosaldo Ribeiro, destacou que as coordenações municipais do programa devem seguir estritamente as diretrizes da Fundação, para que haja unidade. Disse também que se quer, por meio de parcerias, atender as famílias das crianças e adolescentes, com programas de inclusão social, como os de hortas comunitárias, casas de costura e centros de formação digital.

 

Fonte: Secom