Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Rodolfo Ward

Os membros da Comissão Multilateral de Estudos para Reformulação e Reestruturação da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins se reuniram mais uma vez com os servidores da Universidade. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, 1º, às 9 h, e teve como objetivo apresentar o relatório final com os resultados de seus trabalhos.

O mesmo documento será entregue ao governador do Estado nos próximos dias e, com isso, encerrará o trabalho da Comissão, que se pautou nos principais pontos apresentados pelo MEC – Ministério da Educação para serem ajustados. O relatório apresenta 18 recomendações que abordam os aspectos de modelo de gestão e atuação da Unitins, natureza jurídica da instituição, quadro de pessoal e plano de cargos e salários, fontes de recursos, convênio celebrado com a empresa Eadcon, dentre outros.

Segundo a presidente da Comissão, Maria Luiza Nascimento, a avaliação de todo o trabalho é que a Universidade é viável e tem capacidade de se reestruturar. “É uma universidade forte. Ela tem algumas distorções, como as que a Comissão encontrou, mas que são facilmente sanáveis. Basta que as pessoas estejam atentas e cobrem dos gestores essa resolução”, afirmou Maria Luiza.

A presidente acrescentou que a recomendação quanto à natureza jurídica da Unitins é que permaneça como está: fundação pública de direito privado. “Assim, ela pode buscar recursos de outras fontes que não seja o orçamento do Estado, prestar serviços para outras instituições e receber por esses projetos. Então, são várias prerrogativas que uma fundação de direito privado tem que uma autarquia não tem”, explicou a presidente da Comissão.

O reitor interino da Unitins, Lívio de Carvalho, ressaltou que um ponto muito importante foi o restabelecimento de contato com o MEC, órgão regulador da educação superior. “Eu vejo isso tudo com um espírito muito positivo e se essas recomendações forem implementadas a instituição vai ter condições de retomar a sua trajetória e prestar serviços que são extremamente importantes para o desenvolvimento do Estado”, acrescentou.

Credenciamento

Na última sexta-feira, 26, os membros da Comissão se reuniram com representantes da Secretaria de Educação a Distância do MEC, na sede do Ministério, em Brasília. Segundo Maria Luiza, esse foi um importante passo para o credenciamento da Unitins. “A partir de agosto a Universidade estará inserida na UAB – Universidade Aberta do Brasil e o credenciamento será imediato”, afirmou.

Lívio de Carvalho ressaltou que essa parceria deverá ser feita observando as necessidades do Estado, de acordo com a proposta da UAB. “Esse é um fato importante para que a Unitins retorne a ser credenciada, para a oferta dos cursos em ensino a distância”, afirmou o reitor interino, que lembrou que os cursos em EaD que já estão em andamento vão ser concluídos e certificados pelo MEC.

Fonte: Secom