Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Homenageado em reunião do Conselho Pleno da Andifes, o Relator Geral do Orçamento da União, deputado federal Geraldo Magela (PT-DF), afirmou que o trabalho do presidente da Andifes, reitor Alan Barbiero, foi determinante para que não houvesse cortes no orçamento da educação e para a manutenção do dispositivo da Lei Orçamentária que prevê que as instituições Federais de Ensino Superior sejam restituídas dos recursos previstos no orçamento do ano em vigor, porém não empenhados no mesmo exercício fiscal e devolvidos ao tesouro pelas instituições.

“Só mantive porque o presidente da Andifes, reitor Alan Barbiero, foi até mim e me convenceu com a clareza da argumentação. Se eu fosse apenas pela cabeça dos técnicos, a verba para custeio do setor educacional iria sofrer um significativo corte que se refletiria, principalmente, nas universidades públicas. Felizmente vocês conseguiram apontar o caminho correto a seguir”, ponderou, o deputado.

Alan Barbiero destacou o trabalho do deputado no último mês de dezembro, quando recebeu a Andifes para tratar do orçamento da área de Educação. “O deputado foi muito prestativo. Queremos agradecer pela atenção e pelo atendimento às pautas da Andifes, principalmente pela emenda Andifes, que foi de R$ 64 milhões”, destacou o presidente. A emenda Andifes é concedida há 15 anos e distribuída às 59 instituições associadas, com o objetivo de complementar os recursos necessários às despesas de manutenção e investimento das Ifes. No ano de 2009, o valor foi de R$ 30 milhões.

Da redação com informações Andifes