Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

No Tocantins cinco extensionistas do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – receberam uma capacitação, em Brasília, durante uma semana, em novembro do ano passado, sobre como enfrentar as gripes suínas, aviarias e equinas, com instrutores do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. No curso os extensionistas receberam instruções para o combate a pandemia dessas doenças caso haja necessidade.

Agora para dar continuidade ao processo de multiplicação do conhecimento os extensionistas Antônio Ribeiro de Sousa, José Roberto Magalhães e Mauricélia Pereira Santos, irão repassar para 45 técnicos do Ruraltins as informações para que eles e os agricultores saibam lidar com essas situações e se prevenirem com relação às doenças.

O curso é uma realização do MDA para os extensionistas de todo o Estado, com o objetivo de qualificá-los para a precaução com relação a essas doenças no Brasil e será ministrado no Hotel Serrano em Paraíso do Tocantins, a 63 km de Palmas, a partir desta quarta-feira, 03, e encerra na sexta-feira, 05, das 8h às 12h, com intervalo para almoço, e das 14h às 18h.

Segundo informações de um dos instrutores e extensionista rural, José Roberto Magalhães, no curso será discutido a questão sobre bioseguridade na criação de suínos e aves, com este tema irá mostrar ações que estabeleçam um nível de segurança de seres vivos reduzindo os riscos de ocorrência de enfermidades infecciosas, “é como uma vigilância sanitária do rebanho para evitar a entrada dessas doenças no Estado”, explica.

Após essa capacitação será tarefa dos extensinistas elaborar um plano de ação para disseminar o conhecimento adquirido durante o curso. Na sexta-feira, 05, eles terão como trabalho criar este plano e em seguida colocá-lo em prática. “Queremos repassar aos técnicos informações para que eles saibam lidar com essas situações e aos agricultores que estão em contato direto com os animais”, comenta a instrutora do curso e extensionista rural Mauricélia Pereira Santos.

Fonte: Ascom Ruraltins