Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Com 591 votos a favor, dois nulos e quatro em branco, foram eleitos neste sábado, 06, os 119 novos membros do Diretório Nacional do PMDB durante convenção partidária realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. Dos 597 votantes, todos os dez delegados do Tocantins estiveram presentes. Como membros natos do Diretório, foram eleitos o presidente regional do PMDB, deputado Osvaldo Reis, além do governador Carlos Henrique Gaguim, senador licenciado Leomar Quintanilha, o deputado Moisés Avelino e o ex-governador Marcelo Miranda.

Logo após a convenção, a primeira reunião do novo diretório elegeu a Comissão Executiva do partido, reconduzindo o deputado Michel Temer (SP) à presidência do partido. Representando Tocantins, os deputados federais Osvaldo Reis e Moisés Avelino foram eleitos como suplentes de vogais do novo comando do maior partido do país. A convenção movimentou a Câmara dos Deputados durante todo o dia e reuniu milhares de militantes.

Para o presidente regional do partido, deputados Osvaldo Reis, o encontro serviu para alavancar “a construção da unidade do partido em torno das eleições deste ano”. “Cabe agora ao grupo eleito para o comando unir o partido em torno de uma candidatura própria ou conduzir da melhor forma possível uma coligação que possa servir à legenda e, acima de tudo, ao país”, afirmou. Segundo ele, o PMDB deve fazer “sempre a opção da unidade porque, além de ser o maior partido brasileiro, tem um grupo de engenheiros políticos que sabe elaborar os melhores projetos para uma decisão política certa”.

Os principais cargos da Comissão Executiva do PMDB ficaram com deputado Michel Temer, presidente; senador Waldir Raupp, 1º vice; deputada Íris Araújo, 2ª vice; senador Romero Jucá, 3º vice: Mauro Lopes, secretário-geral; senador Welinton Salgado, 1º secretário; deputado Nelson Burnier, 2º secretário; deputado Eunício Oliveira, tesoureiro; e deputado Rocha Lopes, tesoureiro suplente. A posse da nova chapa acontece no próximo dia 10 em Brasília.