Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Philipe Bastos

Artistas e políticos do Tocantins se misturaram a família e amigos na despedida do ator, compositor e comediante, Arnaud Rodrigues, na manhã desta quarta-feira, 17 na Câmara Municipal de Palmas. Na Casa do Legislativo municipal, o que se via eram demonstrações de carinho e pesar pelo falecimento do artista.

Na ocasião, entre os presentes, estavam o prefeito municipal de Palmas, Raul Filho (PT) e o governador do Estado, Carlos Henrique Gaguim (PMDB). O prefeito salientou a importância do artista para a cultura do Tocantins. Segundo Raul Filho, Arnaud foi uma pessoa que “contribuiu com a cultura, com a alegria do povo brasileiro, e que escolheu o Tocantins como sua última morada”. O chefe do executivo na capital disse que o que fica é o convívio, nos últimos dez anos, e que, sem dúvida Arnaud enalteceu a cultura no Tocantins. De acordo com Raul Filho, ele foi um grande "propagandista" da cultura de Palmas.

O governador do estado, em entrevista coletiva, também ressaltou a colaboração de Arnaud Rodrigues para a cultura tocantinense. Para Gaguim, o Estado perdeu muito com a morte do artista.

Meio artístico

A tragédia envolvendo o ator e humorista causou comoção também no meio artístico. No saguão da Câmara Municipal, cantores, atores e profissionais da cultura tocantinense se mostraram bastante emocionados enquanto cumprimentavam os familiares de Arnaud Rodrigues. Os cantores Mara Rita e Braguinha Barroso revelaram em entrevista ao Conexão Tocantins que a cultura tocantinense não soube dar valor às qualidades artísticas de Arnaud Rodrigues. Braguinha Barroso ainda fez questão de prestar uma última homenagem ao amigo humorista. Ele, ao lado de Genésio Tocantins, Núbia Dourado e Paulinho do Acordeom, cantaram músicas de autoria do artista.

A tragetória de Arnaud Rodrigues no Tocantins passou também pelo esporte. Rodrigues foi, durante certo tempo, presidente do Palmas Futebol e Regatas. O amigo e dirigente do São José, clube de futebol da zona sul da capital, Djacy Almeida, ressaltou que Arnaud Rodrigues foi muito importante para a divulgação do Estado, pois fazia questão de levar a bandeira do Tocantins para onde quer que fosse. “para o meio esportivo, foi uma perda muito grande (...) nesse começo de ano perdi um grande amigo”, disse Almeida, que revelou ainda, que às 3 horas, os jogadores do clube irão prestar homenagem a Arnaud Rodrigues.

O acidente

O acidente de barco que vitimou o artista aconteceu no final da tarde de ontem, terça-feira, no lago de Palmas, quando ele voltava com a família de uma chácara de propriedade do prefeito da capital, Raul Filho.

No momento do acidente chovia forte no local e as águas do lago estavam revoltas, produzindo o temido banzeiro.