Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O projeto Ceste Usina Social, que em 2009 registrou mais de 187 mil atendimentos nas áreas de educação, saúde, cidadania, esporte, lazer e cultura em nove municípios da área de abrangência da UHE Estreito, retoma suas atividades em 2010. Dessa vez o município beneficiado é Estreito, no Maranhão.

Já de início o projeto disponibiliza à população oportunidades de capacitação profissional. Durante toda a semana, de 22 a 26 de fevereiro, estão abertas as inscrições para os cursos de empreendedorismo voltado para mulheres, administração empresarial, curso de vendas, noções de finanças, empreendedorismo rural e o curso Cozinha Brasil.

Os cursos de capacitação em empreendedorismo do Ceste Usina Social certificaram mais de 1.800 alunos em 2009. “Investir em educação é um dos compromissos do projeto. Qualificando a população na área de empreendedorismo, contribuímos para o incremento das atividades econômicas e produtivas na região”, declarou a gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, afirmando também que, os cursos elevam a autoestima dos alunos incentivando-os a serem empreendedores.

Um bom exemplo é o da vendedora de cosméticos, Verciaria Alves Silva, que concluiu o curso empreendedorismo voltado para mulheres, na edição do projeto realizada no município de Babaçulândia (TO). “Foi uma oportunidade única e um presente dado pelo Ceste para nós de Babaçulândia. Agora me sinto preparada para iniciar meu próprio negócio”, conta Verciaria que planeja abrir sua própria loja de revenda de cosméticos.

Em Estreito os cursos serão realizados de 1° à 5 de março na Escola Municipal Primeiro Passo e as inscrições devem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Floriano Peixoto, Planalto I.

O Ceste Usina Social é uma iniciativa do Consórcio Estreito Energia - CESTE, em parceria com a Secretaria Municipal de Estreito e o apoio operacional do Serviço Social da Indústria - SESI do Tocantins.