Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O canteiro de obras da Ferrovia Leste-Oeste será lançado em maio, a notícia foi dada durante Audiência Pública da Valec, junto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizada na noite de ontem, quarta-feira, 24, na Câmara Municipal de Conceição do Tocantins, região sudeste do Tocantins, a 310 km da capital Palmas.

Na audiência pública, foi discutido o traçado da Ferrovia Leste-Oeste. Debatidos questões ambientais da obra, os benefícios, os impactos, a implantação e os custos. Estiveram presentes no evento, o presidente da Valec Engenharia Construções e Ferrovias S.A, José Francisco das Neves (Juquinha); consultor comercial, Josias Gonzaga, deputados federais e estaduais, prefeitos, autoridades municipais das cidades envolvidas no projeto e a sociedade civil organizada.

Duas Ferrovias

O Tocantins terá em seu território duas grandes ferrovias, a Norte-Sul e a Leste-Oeste. Segundo o presidente da Valec, a obra terá um trajeto de 450 quilômetros de extensão, que vai ligar Figueirópolis, no Sul do Tocantins, a Ilhéus, (BA), e tem como compromisso de entrega em 2013. “Além de atrair investimentos privados ao longo da ferrovia, serão gerados 40 mil empregos diretos e indiretos”, afirmou Juquinha.

O deputado estadual Paulo Roberto Ribeiro (PR), foi convidado pelo presidente da Valec para participar da audiência. Para o parlamentar, “investimentos em obras desse porte, juntamente com a existência de rodovias e sistema elétrico, compõe um trinômio indissociável para o progresso para o Tocantins. A ferrovia impulsionará o desenvolvimento sócio-econômico, gerando empregos e riquezas ao nosso Estado. Tocantins terá em seu território duas grandes ferrovias, a Norte-Sul e a Leste-Oeste”, pontuou Paulo Roberto.