Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A retirada por parte do senador João Ribeiro (PR) do seu nome da disputa pelo Palácio Araguaia divulgada em nota à imprensa nesta noite de quinta-feira, 25, provocou uma enorme agitação no meio político do Estado e na capital Palmas.

Segundo uma fonte do Palácio Araguaia, o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) se encontra reunido neste momento com o senador João Ribeiro na casa do deputado estadual Sandoval Cardoso (PMDB) juntamente com os deputados estaduais peemedebistas, o presidente da sigla, deputado federal Osvaldo Reis e o senador licenciado e secretário estadual da Educação, Leomar Quintanilha (PMDB).

Os peemedebistas tentam demover o senador da ideia de voltar para a União do Tocantins (UT), comandada pelo ex-governador Siqueira Campos (PSDB), onde tentaria a reeleição ao senado. Segundo as informações, João Ribeiro pediu um tempo para pensar. O senador estaria inseguro quanto à viabilidade da sua reeleição ao senado dentro do grupo governista e estaria propenso a deixá-lo.

Um governista confidenciou ao Conexão Tocantins que o senador não aguentou a pressão política e que até a “diabetes dele explodiu”, prejudicando sua saúde. Os governistas avaliam agora que só resta colocar a candidatura do governador Carlos Gaguim na rua e tentam dar a garantia ao senador de que ao lado da base governista ele será reeleito, para mantê-lo no grupo.

Caso o caminho do senador rumo à UT já esteja mesmo traçado, a avaliação é de que os deputados do PR não o acompanharão na viagem de volta, a exemplo da deputada federal Nilmar Ruiz e do deputado estadual Stalin Bucar, que nos últimos meses sempre tem batido em Siqueira em seus pronunciamentos.

Um ponto a se destacar que pode pesar para que João Ribeiro se mantenha com o grupo governista que faz parte da base do presidente Lula no Tocantins, é que a direção nacional do Partido da República deve baixar uma resolução nacional indicando que os membros do partido devem se alinhar nos estados ao palanque da base do presidente.