Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O Seminário do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social organizado neste sábado, 27, pelo Partido dos Trabalhadores em Arraias, sudeste do Tocantins, contou pela manhã com a presença de representantes vários seguimentos sociais. Participaram dos grupos de debates trabalhadores rurais, quilombolas, estudantes, professores, sindicalistas, profissionais liberais entre outros. Donizeti Nogueira, presidente regional do PT abriu os trabalhos, expondo que o diálogo com as bases está acontecendo em todo Estado, “o movimento Tocantins forte tem como intuito ouvir a comunidade”.

O prefeito Vagner Gentil (DEM) fez questão de participar da abertura dos trabalhos e ressaltou que embora filiado a outro partido, considera importante a iniciativa do PT de construir um plano de desenvolvimento onde a comunidade é protagonista na formulação das propostas. “Estou aqui para dar as boas vindas ao meu colega prefeito Raul Filho, à comitiva que o acompanha e a todos aqui presentes, sintam-se todos em casa e acolhidos pelo povo de Arraias”, disse.

O prefeito Raul Filho (PT), pré-candidato a governador agradeceu a presença de todos, em especial do democrata Gentil, “o prefeito mostra com isso um espírito republicano, em que o interesse do povo está acima das divergências políticas”, enfatizou o petista.

Raul também lembrou que o PT ao longo dos anos tem desenvolvido ações com objetivo de ouvir a comunidade, porque compreende que um plano de desenvolvimento não pode ser escrito apenas a partir da percepção dos técnicos ou dos governantes. Sem fazer críticas específicas as gestões anteriores, Raul afirmou que o Estado vem recebendo vários investimentos em infra-estrutura, no entanto, não existe uma política efetiva de valorização do ser humano e nem de qualificação profissional.

A vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolim (PDT), presidente metropolitano do PDT, também participa da comitiva como convidada do PT. Edna enfatizou a declaração dada esta semana, do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, Presidente Nacional do PDT licenciado, que anunciou apoio a pré-candidatura petista, “o PDT trabalha para fortalecer a pré-candidatura do petista Raul Filho.”

Amanhã, domingo, 28, o seminário acontece em Dianópolis, sudeste do Estado. O município é governado pelo petista José Salomão.

Grupos de Trabalhos

A comunidade se dividiu em cinco grupos de discussão: Educação, Juventude e Ensino Superior; Desenvolvimento Urbano e Habitação; Saúde, Assistência Social e Segurança Alimentar; Meio Ambiente e Gestão dos Recursos Minerais; Desenvolvimento Econômico, Gestão Pública e Infra-estrutura; Economia Solidária, Agricultura Familiar e Quilombolas.

Entre os temas destacou-se a política de saúde e educação, o Secretário de Formação Profissional do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Tocantins, Emival Xavier da Silva, registrou que a poucos investimentos na área de saúde e que a região carece de um curso superior, “se houver vontade política eu tenho certeza que isto é possível”, referindo-se ao desejo da comunidade em receber um curso de enfermagem e de medicina. O professor da UFT, Claudemiro Godoy, doutor em educação, também registrou a importância desses cursos na área de saúde e afirmou que a universidade já estuda a possibilidade de implantá-los na região. O professor também colocou a necessidade de criar um curso na área de engenharia de minas, já que a região é muito rica em minérios.

Fonte: Assessoria de Imprensa PT