Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Assembleia Legislativa do Tocantins vai votar na terça-feira, 09, a proposta do governo do Estado para reajuste de 19,74%, reposição da inflação de maio a outubro deste ano e adequações no Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios. A decisão foi tomada após reunião com o secretário da Educação e Cultura, senador Leomar Quintanilha; da Casa Civil, Antônio Lopes Braga Júnior; da Fazenda, Marcelo Olímpio; o presidente da Assembleia, Júnior Coimbra, e a maioria dos  deputados e integrantes do Sintet – Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Tocantins, na Presidência da Casa de Leis.

O secretário Quintanilha reiterou que a Educação é prioridade do governo e a Seduc busca um ensino de qualidade valorizando os profissionais e melhorando as condições de trabalho da classe. A proposta de reajuste visa suprir as perdas que os professores tiveram em seus vencimentos nos últimos anos, dando um ganho real em torno de 6%”, afirmou Quintanilha.

O secretário da Casa Civil da Governadoria esclareceu que, de acordo com estudo feito pela Fazenda, Planejamento e Administração, a categoria teve um ganho real de cerca de 6% de 2002 a 2010. Afirmou, também, que o Estado está concedendo o máximo de aumento que o orçamento do Tocantins pode conceder. “Além desse percentual, o pagamento da folha pode ficar comprometido e o Governador Carlos Henrique Gaguim não quer que isso ocorra”, disse Júnior.

O Sintet informou que o assunto será analisado em assembléia marcada para sábado, 6. Na segunda-feira, 08, o sindicato dará a resposta sobre a decisão da categoria.