Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Os proprietários de taxis de Palmas têm até amanhã, sexta-feira, 5, para realizarem a verificação dos taxímetros de seus veículos. O procedimento é necessário em função da mudança tarifária da bandeirada cobrada na capital e atende exigência do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial. Os taxistas devem procurar o Ipem – Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Tocantins, que fica na 104 Sul, Rua SE 09, LT 13 (rua da Academia de Polícia).

De acordo com o diretor técnico do Ipem, Weber Vilas Boas, 100 taxis serão submetidos à fiscalização do órgão, para conferir se o valor cobrado está de acordo com o estabelecido nos cálculos do Inmetro. Ele alerta ainda que quem não obedecer a determinação estará sujeito às penalidades previstas na portaria do Inmetro.

O presidente do Ipem, Rui da Rocha Moreira, disse que o usuário desse tipo de transporte deve observar se o taxímetro está devidamente lacrado com lacre do Inmetro na cor amarela e com o selo de verificação também do órgão(2011). O usuário deve observar ainda se o taximetro está em local visível.

O Ipem do Tocantins é um órgão delegado do Inmetro, autarquia mantida pelo governo federal, responsável pela fiscalização, verificação e certificação de qualidade de produtos e de instrumentos de medição como balanças, taxímetros e bombas de combustíveis, assegurando ao consumidor produtos confeccionados e aprovados de acordo com as NBR – Normas Brasileiras.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ipem