Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A manhã desta terça-feira, 09, na Assembleia Legislativa (AL) do Estado do Tocantins foi de homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem. Como às segundas-feiras não há sessão na AL, as homenagens da Casa de Leis às mulheres tocantinenses aconteceu hoje.

Compondo a mesa diretora do plenário, estavam mulheres influentes do Estado, como as deputadas Luana Ribeiro (PR), Josi Nunes (PMDB) e Solange Duailibe (PT) Rosimar Mendes, representando o prefeito Raul Filho (PT), Tereza Ibiapina, presidente dos conselhos municipal e estadual da mulher, além do deputado Cacildo Vasconcelos (PP), vice-governador do Tocantins, Eduardo Machado e presidente da AL, Júnior Coimbra (PMDB) com suas respectivas esposas.

A sessão teve início com discurso do presidente Coimbra ressaltando a importância das mulheres na vida e na sociedade. Logo após o discurso do presidente da Casa, foi exibido um vídeo homenageando o trabalho de todas as mulheres do parlamento estadual.

Ao vídeo, seguiram-se discursos das convidadas da AL. A presidente do conselho da mulher, Tereza Ibiapina, em seu discurso, ressaltou que a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. De acordo com a presidente, os números da violência contra a mulher no estado são preocupantes. Tereza lembrou que este ano são celebrados 100 anos do dia internacional da mulher, lembrando da conferência na Dinamarca em 1910, onde ficou instituído o dia 8 de março como data comemorativa feminina. Em sua fala, a presidente lembrou que as mulheres ainda precisam de mais empregos, mais saúde, mais espaços de atuação.

A líder do governo na Assembleia, deputada Josi Nunes (PMDB) celebrou o aumento das mulheres na política, citando o ano de 1932, quando as mulheres passaram a ter o direito ao voto no Brasil. Mas, de acordo com a deputada ainda falta muito para se chegar à um ideal participativo do sexo feminino político nacional.