Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Elisvalte Rodrigues

A prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins (PDT), participou ontem, segunda-feira, 08, da assinatura de um termo de doação de recurso entre a Embaixada do Japão e a COMSAÚDE.

Participaram da solenidade o ministro do Japão no Brasil Toshio Kunikata, a prefeita municipal Teresa Martins, o Bispo Diocesano de Porto Nacional Dom Romualdo, a presidente da Comsaúde, Luciana de Souza, o Presidente de Honra da Consaúde, Eduardo Manzano, além de vereadores, e outras autoridades.

O recurso servirá para a conclusão da obra do Centro de Saúde Eduardo Manzano, antiga Associação de Saúde Padre Luso – ASPEL. O Centro realiza cerca de 40 mil atendimentos médicos por ano e recebe pacientes de Porto Nacional e de mais 11 municípios vizinhos, além de desenvolver vários programas voltados à saúde pública, como o SISMAMA que é a prevenção do câncer de colo de útero, onde quando é detectada qualquer alteração na célula é feito uma cirurgia para eliminar a possibilidade de desenvolvimento da doença.

Atualmente a equipe do Centro de Saúde é composta por 5 médicos (pediatras, cardiologista, clinico geral), 1 enfermeiro, 2 psicólogos, 1 fisioterapeuta e 4 administrativo. Após conclusão da sede, que está prevista para julho, será possível aumentar o quadro de profissionais no local. Para o Ministro do Japão no Brasil Toshio Kunikata, a instituição tem contribuído imensamente para a comunidade. “Por se tratar de uma instituição de saúde que estava necessitando de concluir uma obra e tendo em vista a relevância desta ONG para a comunidade a embaixada decidiu fazer a doação”, afirma o ministro.

A prefeita Teresa Martins disse que a instituição é muito importante para o município, pois colabora para a melhora da saúde e outras áreas da comunidade. “A Comsaúde realiza um excelente trabalho, e reconhecemos a significante contribuição dela para Porto Nacional” , explica.

Há cerca de três anos o recurso é esperado para a Construção da nova sede do Centro de Saúde, já que o prédio antigo, que foi construído na década de 70, possuiu instalações inadequadas para o atendimento dos pacientes. Parte do recurso para a construção da primeira etapa do prédio foi bancada pela Investco e uma associação italiana, e o recurso para a finalização foi doada pelo governo Japonês. A doação de R$ 130 mil concluirá o Centro de Saúde e possibilitará melhores condições de atendimento. “É uma satisfação muito grande para nós, porque se não tivéssemos conseguido este valor a obra iria ficar parada”, conclui Maria da Cunha, administradora da Comsaúde.

Comsaúde

A Comsaúde é uma ONG que possui mais de 40 anos, foi criada 1968 e desenvolve trabalho nas áreas culturais, desenvolvimento comunitário, saúde e educação. O trabalho da Comsaúde é percebido em vários setores de cidade, como o Centro de Saúde, Centro das Crianças (Centrinho), Escola Família Agrícola, Além do programa de desenvolvimento comunitário, que trabalha cursos profissionalizantes, e assessoria a cooperativa dos catadores de lixo. Além do Caetanato onde fica a parte administrativa, a lojinha de artesanato e a loja de fitoterapia que trabalha com plantas medicinais e alimentação alternativa.

A instituição sem fins lucrativos, é mantida por doações da comunidade e outros órgãos como a Prefeitura de Porto Nacional, que colabora mensalmente com R$ 7.000,00 e sede 13 funcionários municipais para a ONG. A Noruega, Itália e Áustria são paises que também contribuem para manter a instituição. As escolas da cidade realizam campanhas para arrecadação de alimentos e produtos de limpeza para manter o local.

Antes da assinatura do termo de doação do recurso houve som ao vivo, apresentações culturais e apresentação de um vídeo documentário sobre os 40 anos da COMSAÚDE e os vários trabalhos desenvolvidos.

Fonte: Ascom Prefeitura de Porto Nacional