Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

Com o lançamento do trecho de 65,8 km, entre Alvorada (TO) e o rio Canabrava, no município de Porangatu (GO), aproxima-se a conclusão da Ferrovia Norte-Sul no Tocantins. O lançamento foi feito pelo governador Carlos Henrique Gaguim, na manhã desta quarta-feira, 10, no município de Alvorada, região Sul do Estado. As obras, com investimentos no valor de R$ 200 milhões, vão gerar 800 empregos diretos e 1600 indiretos, segundo informações da Valec, empresa responsável pelo empreendimento.

Segundo o governador, com a proximidade da conclusão da ferrovia no Estado, agora o governo vai focar no planejamento das plataformas multimodais. “Vamos agora agregar valores nas plataformas, trazendo incentivos para tornar nossos produtos mais competitivos e gerar emprego e renda para o nosso povo”, afirmou. Já o prefeito de Alvorada, Reginaldo Martins Rodrigues, destaca o ganho para o município. “Aqui é um polo central dessa região e agora vamos trazer indústrias para cá, e consequentemente fortalecer a economia local.”

Após o lançamento do trecho da Ferrovia Norte-Sul, o governador prestigiou a inauguração da fábrica de dormentes, material usado para instalação da grade dos trilhos, em Talismã. Os dormentes, produzidos em concreto, aço e ferro são resultado de um estudo que diminui o impacto ambiental da Ferrovia Norte-Sul, que não usa dormentes de madeira, em que é necessária a derrubada de milhares de árvores para a fabricação do material.

A fábrica, em operação a cerca de dez dias, contou com investimento de R$ 8 milhões do governo federal, produz 1,2 mil dormentes por dia e gerou 200 empregos diretos. Segundo a prefeita de Talismã, Miriam Ribeiro, a fábrica praticamente zerou o desemprego na cidade. “Muitos pais que estavam desempregados na nossa pequena cidade, agora estão trabalhando e isso tem melhorado muito a vida dos nossos moradores”, garantiu.

Na ocasião, o assessor Josias Gonzaga, que representou o presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha, disse que após a conclusão das obras em Alvorada e Talismã, os canteiros de obras da ferrovia e da fábrica de dormentes serão doados aos respectivos municípios para serem transformados em centros profissionalizantes.

As solenidades nos dois municípios contaram com as presenças do prefeito de Palmas, Raul Filho; da deputada estadual e primeira-dama da Capital, deputada estadual Solange Duailibe; o presidente regional do PT, Donizete Nogueira; o presidente do Prodivino, Melck Aires; além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da região Sul.

Fonte: Secom