Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Carlos Henrique Gaguim embarca nesta quinta-feira, 11, para Porto Velho, capital de Rondônia, para participar da VII edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento acontecerá na sexta-feira, 12, às 10h, no hall do Anexo do Tribunal de Contas de Rondônia.

Entre os principais assuntos que serão discutidos nesta edição do Fórum estão a Regularização Fundiária e Ambiental – ampliação dos esforços para demarcação e implantação de áreas indígenas, unidades de conservação ambiental, entre outras, e a Remuneração sobre Serviços Ambientais – que são os pagamentos para manter a floresta em pé.

Além desses temas, os nove governadores da Amazônia deverão debater também sobre a implementação do Macrozoneamento da Amazônia Legal, que é o instrumento de planejamento e gestão ambiental e territorial, estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente, e sobre a queda no repasse do FPE – Fundo de Participação dos Estados.

Do VII Fórum de Governadores deverá sair a Carta de Porto Velho, com os direcionamentos acordados entre os chefes estaduais. Além do governador Carlos Gaguim, participam do encontro os governadores do Mato Grosso, Blairo Maggi; do Maranhão, Roseana Sarney; do Pará, Ana Júlia Carepa; do Amapá, Waldez Góes; do Amazonas, Eduardo Braga; de Roraima; José de Anchieta Júnior; do Acre, Binho Marques e de Rondônia, estado que sedia o evento, Ivo Cassol.

Reunião Conseplan

Na quinta-feira, 11, também em Porto Velho, o secretário de estadual de Planejamento, David Siffert Torres, participa da reunião preparatória do VII Fórum de Governadores da Amazônia Legal, junto com os secretários do Planejamento dos nove estados da Amazônia, integrantes do Conseplan – Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Planejamento. No encontro, os secretários preparam os assuntos que serão acordados entre os governadores da Amazônia Legal.

Fonte: Secom