Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O IBGE – Instiruto Brasileiro de Geografia e Estatística realizou ontem, quarta-feira (17/Mar), no Centro Cultural Durval Godinho a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Municipal de Geografia e Estatística de Porto Nacional.

Participaram da reunião membros da Comissão Municipal de Estatística e funcionários do IBGE contratados recentemente para o trabalho de supervisão, representantes de bairros, além da prefeita de Porto Nacional Teresa Martins, da Chefe da Agencia do IBGE em Porto Nacional Maria Francisca Pereira dos Santo e Francisco Soares Ferreira, Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Tocantins.

O encontro tratou de assuntos inerentes à fase preparatória do Censo, instalação dos Postos de Coleta, apresentação dos ACM/ACS, Base Territorial, Processo Seletivo Simplificado do Recenseador e do Projeto Vai Contar.

A Base Territorial é formada por um conjunto de mapas e cadastros de todos os municípios com suas áreas urbana e rural, os distritos, os povoados, as áreas de preservação ambiental, terras indígenas e outros. Já o Projeto Vamos Contar! É composto de material didático que segue os Parâmetros Curriculares Nacionais, com sugestões e orientações de atividades para os professores desenvolverem na sala de aula, dos níveis fundamental e médio, no ensino do uso de mapas e na interpretação de dados estatísticos fornecidos pelo IBGE. Tudo isso para que os alunos possam melhor compreender e analisar como vivem os brasileiros.

O XII Censo Demográfico se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década. O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos.

Este ano o questionário terá uma novidade, se o cidadão estiver ocupado quando receber em casa um recenseador existe a possibilidade de as perguntas serem respondidas pela internet. O esquema funcionará da seguinte maneira: o recenseador vai a um determinado domicílio e, se o morador não puder recebê-lo naquele momento, e quiser responder via internet, o funcionário vai expedir um código de acesso para que o morador da casa preencha os dados na rede.

“Foi muito proveitoso o encontro, valeu à pena a reunião, foi participativa, e pudemos mostrar a todos presentes a importância do Censo para a comunidade”, definiu Maria Francisca Pereira dos Santos, Chefe da Agência do IBGE em Porto Nacional.

Para o Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Tocantins, Francisco Soares Ferreira a reunião em Porto Nacional foi de excelente qualidade, por ter sido bem representada, pelos poderes municipais, representantes de bairros, a sociedade. “Minha avaliação é a melhor possível, até porque após a reunião já existe a proposta da prefeita fazer uma divulgação nos meios de comunicação e com seu secretariado apoiando, para divulgar o processo seletivo do recenseador e até o próprio Censo Demográfico 2010, para que a sociedade abra as portas para o IBGE”, destacou.

A prefeita de Porto Nacional Teresa Martins, disse que a importância do Censo para o município é grandiosa, porque a arrecadação que o município recebe depende do seu numero de habitantes e por isso é fundamental a contribuição de todos em receber bem o recenseador. “Precisamos participar ativamente desse Censo, se todos nós estivermos unidos certamente teremos o numero de habitantes de Porto Nacional”, pontuou a prefeita.

Fonte: Ascom Prefeitura de Porto Nacional