Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Senado doa nesta segunda-feira,22, para o CAP - Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência e para a Bibilioteca da Associação dos Defensores Públicos do estado, tres coleções de publicações em braille. Duas ficaram para o CAP que distribuirá pelo capital e interior do Tocantins e uma para a defensoria. O evento ocorrerá às 17h, no 6º Salão do Livro do Tocantins e terá a presença do Diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, Florian Madruga. Foram convidados como representantes das entidades, a Stela Maris Portal, presidente da defensoria, o secretário estadual de Educação, Leomar Quintanilha, e a diretora do CAP, Meire Márcia.

O Senado Federal iniciou o processo de publicar legislação em braille com uma máquina apenas que imprimia 300 folhas por dia e a impressora agüentava cerca de 06 horas, duas horas por turno de trabalho. Há cerca de três anos adquiriu equipamentos de ultima geração e a produção, a jornada diária passou a 18 horas em três turnos, isso quadruplicou a capacidade de produção que passou a produzir 1.200 folhas por dia em cada máquina, ou seja, 2.400 no total. Este ano foram adquiridas mais duas máquinas no início do ano, a produção aumentou consideravelmente, qualificando a instituição como uma das mais modernas no país nesta área. Dr. Florian Madruga, diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações diz que o Senado é hoje destaque quanto às publicações em braille e muito coisa será feita ainda este ano pois, o dinamismo é a tônica da nova administração do Senado.

As publicações que serão doadas são a Constituição Federal, a Constituição do Estado do Tocantins, o Acordo Ortográfico, o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa e a Lei de Acessibilidade. Várias entidades conhecidas nacionalmente como Dorina Novill, consideram as publicações do Senado muito bem feitas, os papéis são bem separados, os pontos de fácil leitura enfim, uma publicação bem estruturada dignificando o portador de deficiência visual.

Fonte: Assessoria de Imprensa Senado