Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

Foram quatro dias pegando a estrada logo no início da manhã, parando em cada umas das 27 cidades da região do Bico do Papagaio e concluindo os trabalhos só à noite, mesmo no final de semana. Os intervalos foram bem curtos, só para as refeições, e aconteciam após uma série de solenidades para a assinatura de convênios entre Governo do Estado e prefeituras e para pronunciamentos à população, sob sol ou chuva. Foi assim a terceira edição da Caravana Acelera Tocantins, que teve início na quinta-feira, 18, na cidade de Riachinho, e se encerrou neste domingo, em Piraquê.

Após levar, para cada uma das cidades, a pavimentação de mais de 12 mil m² de ruas, ônibus escolares, ambulâncias, Clínicas da Mulher, escolinhas de iniciação esportiva, equipamentos de informática, entre outros benefícios, o governador Carlos Henrique Gaguim analisou que o que fica deste contato profundo com os líderes políticos e a população do Bico do Papagaio é a necessidade de dinamizar os trabalhos da administração pública.

“Foram quatro dias de trabalho intenso, olhando no olho de cada criança, de cada idoso, das lideranças políticas e ouvindo seus pedidos, o que reforçou nossa consciência de que temos que trabalhar muito mais, para melhorar a saúde, a educação e atender melhor o nosso povo”, analisou o governador Carlos Gaguim.

Todas as 27 cidades também estão sendo beneficiadas, simultaneamente, com os serviços emergenciais de tapa-buracos, limpeza de lotes e praças públicas e recuperação das estradas rurais, na chamada “Patrulha Força Tarefa”, que envolve 175 máquinas do Dertins – Departamento de Estradas e Rodagens.

Também cada uma das cidades, o governador, junto às crianças do Pioneiros Mirins, repetiu o gesto da plantar uma muda de árvore antes de iniciar os trabalhos.

Piraquê

No domingo, Piraquê foi a terceira cidade percorrida. Na cidade, o governador agradeceu, nominalmente, a cada um dos parlamentares e secretários de Estado que o acompanharam na jornada, além dos servidores públicos.

Em solenidade na prefeitura, Carlos Gaguim, além dos convênios comuns a todas as cidades da caravana, também assinou a ordem de serviço para a conclusão de um trecho de 31,53 quilômetros da rodovia TO-420, ligando Piraquê à rodovia Belém Brasília (BR-153). As obras, iniciadas há cerca de um ano, foram paralisadas em novembro, quando se iniciou o período de chuvas, e devem ser retomadas em maio, início da estiagem, para serem concluídas já no mês seguinte. “Esse asfalto sempre foi uma prioridade para o povo de Piraquê”, comemorou o prefeito da cidade, Olavo Machado.

A cidade de Piraquê também foi beneficiada com convênio para a conclusão das obras do estádio de futebol e com a entrega de um veículo para atender a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária.

Fonte: Secom