Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Está prevista para o dia 24 de abril, uma consulta pública que definirá a criação de uma Unidade de Conservação na região da Serra da Cangalha no município de Campos Lindos, há 450 Km de Palmas. Entre os dias 16 a 19 de março, o coordenador de Áreas Protegidas do Naturatins, Gilmar Cabral, e o consultor contratado pela TNC – The Nature Conservancy visitaram o município para iniciar a organização de uma consulta publica para criação da UC da Serra da Cangalha

A visita teve como objetivo levar ao conhecimento da comunidade local a intenção do órgão, bem como a importância e as contribuições de uma Unidade de Conservação - UC para a região. Por quatro dias a equipe promoveu encontros com representantes políticos, assentados e a comunidade em geral para apresentar a proposta visando à cooperação das comunidades vizinhas e focando na melhoria da qualidade de vida, bem como a preservação dos recursos naturais existentes na região.

Na ocasião, o coordenador disse que o órgão ambiental e o governo do Estado defendem os interesses da comunidade local e que além dessas visitas será realizada consulta pública para esclarecer e buscar subsídios na criação da UC, permitindo de ma forma democrática, ouvir todos os lados envolvidos.

Para o presidente do Naturatins, Stalin Júnior, a consulta não só visa à proteção dos recursos naturais, mas também a conservação dos recursos físicos e culturais do parque, que também podem ser aproveitados para outros fins, como o desenvolvimento sustentável e do turismo local.

Segundo o cronograma, a consulta pública está marcada o dia 24 de abril em local a definir e será focada no estudo técnico, que trata da importância do plano de manejo na unidade de conservação e sua relevância na busca do desenvolvimento da região.

Importância

A Serra da Cangalha está localizada no nordeste do Estado, entre os municípios de Goiatins e Campos Lindos. A montanha em forma de anel mostra que entre 251 e 300 milhões de anos atrás um meteoro atingiu a terra em um ângulo de 25-30º. O impacto fraturou a crosta terrestre e o intenso calor gerado pela energia do impacto fundiu rochas formando a Serra da Cangalha. O conjunto da Serra é uma cratera, sendo a segunda maior do país e uma das mais perfeitas entre das 12 crateras presentes na América do Sul.

Biodiversidade

A Serra da Cangalha é considerada um importante patrimônio ecológico e biológico do Estado, pois protege ecossistemas diversificados, além de abrigar uma vasta área de cerrados muito pouco ocupados, com uma fauna que inclui araras-azuis e boa parte das aves endêmicas do cerrado. Além de bichos amazônicos nas matas ciliares que cruzam uma paisagem pontilhada por formações de arenito esculpido e abriga diversas nascentes de água.

Fonte: Assessoria de Imprensa Naturatins