Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O relator do projeto que legaliza os bingos no Brasil, na Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio deputado Vicentinho Alves (PR-TO), disse que está pronto para defender em plenário a aprovação da proposta assim que for incluída na pauta.

Segundo Alves, o Substitutivo prevê autorizações para o funcionamento dos cassinos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País, como instrumento de estimulo ao desenvolvimento econômico e social.

Na opinião do relator, não há possibilidade de haver lavagem de dinheiro. “Há um investimento pesado para a abertura dos bingos. Tem de haver controle das máquinas pela Receita Federal e isso é bem possível, as cartelas podem ser fiscalizadas pela Caixa Econômica Federal nos estados. Não tenho dúvida de que isso tem tudo para ser aprovado em plenário e de dar certo."

Alves disse que a liberação dos bingos no País vai trazer benefícios para o governo, com aumento de arrecadação, e mais diretamente à sociedade com a abertura de 250 mil novos empregos diretos e indiretos. De acordo com a Associação Brasileira dos Bingos, a reabertura das casas vai gerar uma arrecadação anual de impostos de R$ 7 bilhões. "O fisco terá todos os instrumentos necessários para controlar o jogo absolutamente. O bingo, como existe em outros países, é totalmente controlado pelo Estado. Não posso crer que só a nossa fiscalização não possa exercer esse poder sobre o jogo."

A inclusão do projeto na pauta de votação do plenário depende da concordância do colégio de líderes. Em ano eleitoral, entidades interessadas na permissão dos jogos no País fazem pressão entre os parlamentares para aprovação da proposta.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vicentinho Alves