Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Zezinha de Carvalho

Com o tema ‘Novos olhares, novas perspectivas para os povos indígenas’, começará na quarta-feira, 07, o maior evento indígena do Tocantins, com a participação de lideranças e representantes de todas as etnias presentes no Estado. A abertura está marcada para às 19h30, no auditório do Anfiteatro da UFT e a entrada é gratuita.

Este ano, os Krahôs serão homenageados pelos seus belos cantos e pela figura do sábio Pedro Penõ, in memoriam, pelo seu exemplo de vida para todos os brasileiros. A palestra de abertura versará sobre o tema ‘biodiversidade e conhecimentos tradicionais: povos indígenas e mudanças climáticas’, com Lúcia Fernanda Joféi Kaingang, primeira indígena mestre em Direito no Brasil.

Durante dois dias, 8 e 9, indígenas, estudantes, educadores e representantes de entidades ligadas ao trabalho em prol do índio, discutirão temas como inovações e práticas para conservação ambiental, desafios dos direitos indígenas na sociedade atual, empreendimentos em terras indígenas, educação indígena, ensino superior, povos indígenas e seus saberes culturais.

Na sexta-feira, serão formados os grupos de trabalhos onde serão elaboradas propostas de políticas públicas para os setores: terra e sustentabilidade, saúde, agricultura, cultura, infra-estrutura e educação.

Povos no Tocantins

No Estado, existem sete povos indígenas que são: Apinayé, Krahô (povos Timbira), Javaé, Karajá e Karajá-Xambioá (povos Iny), Xerente (povo Akwê) e Krahô-Canela. A população indígena no Tocantins está estimada em 11.589 habitantes.

Em Palmas, há um grupo de estudantes universitários representantes dos diversos povos, que cursam faculdades e se preparam para melhor ajudar suas comunidades. Os indígenas lutam pelo respeito, pela participação nas tomadas de decisões a seu respeito, por melhorias no setor da saúde, educação, infra-estrutura e geração de renda

Perfil

Lúcia Fernanda Kaingang nasceu no Rio Grande do Sul é mestre em Direito Público pela UnB - Universidade de Brasília – graduada em Direito pela Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul. Ela também é uma das fundadoras do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, que trabalha com a execução de cursos de legislação brasileira em aldeias.

Fonte: Secom