Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil faz um alerta à população do Tocantins para a possibilidade de temporal em parte do Estado, nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7 de abril. As chuvas podem ser moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de ventos ocasionais.

Para Palmas, até sexta-feira, 9, o tempo deve permanecer nublado, com pancadas de chuvas com trovoadas e curtos períodos de sol. A temperatura varia entre 21 e 30 graus e a probabilidade de chuva é de 90%. A previsão é semelhante para os municípios da região Norte do Estado. Na região Sul, a partir de quinta-feira, 8, a probabilidade de chuva é menor, sendo inferior a 30% em municípios como Talismã, Gurupi e Figueirópolis na sexta-feira.

No trânsito, os motoristas devem ser cautelosos, redobrando a atenção e diminuindo a velocidade. No momento das tempestades, principalmente se estiver relampejando, as pessoas devem evitar o uso de celular e aparelhos telefônicos, tocar em aparelhos eletro-eletrônicos e ficar próximas a janelas, tomadas e estruturas metálicas. Caso estejam em locais a céu aberto, como plantação, estrada ou campo de futebol, as pessoas devem buscar abrigo em lugares fechados, como edificações ou automóveis. A condução de tratores, motocicletas e bicicletas não é recomendada, pois não oferece proteção contra raios.

As informações são do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais -, e do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Fonte: Assessoria de Imprensa Corpo de Bombeiros