Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero, o governador Carlos Henrique Gaguim e o prefeito de Palmas, Raul Filho, visitaram na manhã desta sexta-feira (9), um local ao lado do Campus de Palmas, onde será construído o Centro Tecnológico de Palmas. A obra, estimada em R$ 20 milhões, é uma parceria entre a Prefeitura de Palmas, a UFT e governo do Estado, e será construída em uma área de 60 mil m². Durante a visita, o governador também autorizou a doação de 40 hectares para a Universidade.

Na oportunidade, o reitor Alan Barbeiro disse que desde a origem da concepção do Centro Tecnológico de Palmas, UFT teve uma participação importante e que agora há uma disposição do governo do Estado e da Prefeitura de Palmas, além da Universidade, na execução do projeto. “Nós entendemos que para o Estado do Tocantins se desenvolver tem que fortalecer a ciência, a tecnologia e a inovação. O fato de ser um pólo tecnológico do lado da UFT favorece essa interação”, observou.

Barbiero falou também que o governador, Carlos Henrique Gaguim autorizou, durante sua visita à UFT, a doação de mais 20 hectares na área continua do Campus de Palmas. “Isso nos dá um espaço de expansão muito bom”, agradeceu. Outra sinalização positiva do executivo estadual foi em relação à parceria da UFT com a Unitins para a implantação de cursos presenciais voltados para o desenvolvimento do Estado. “Essa unidade entre Governo do Estado, a Prefeitura de Palmas e Governo Federal, por meio da UFT, favorece o desenvolvimento do Tocantins”, enfatizou.

Governo

O governador Carlos Henrique Gaguim afirmou que o Centro Tecnológico de Palmas será uma das obras mais bonitas da capital, além de ser um centro de especialização tecnológica. “É uma obra que eu considero muito importante para o desenvolvimento do Tocantins e do Brasil, pois vai atuar na área de tecnologia, do ensino, da educação”, observou o governador, que estava acompanhado também do procurador geral do Estado, Haroldo Carneiro Rastoldo e do reitor da Unitins, André Luiz de Matos Gonçalves.

Prefeitura

O prefeito Raul Filho disse que o Centro Tecnológico de Palmas é um projeto que a prefeitura está fazendo em parceria com a UFT, e que vai trabalhar as vocações da capital e do estado. “Esperamos que com isso, a gente possa estar contribuindo decisivamente com a economia do Estado e do município de Palmas, em parceira com a UFT, e o governo do Estado, que está disponibilizando a área”, ressaltou.

Raul Filho destacou também que o investimento da obra está na ordem de 20 milhões de reais cujos recursos já foram assegurados junto ao governo federal. “É uma área estimada em 60 mil m² que fica ao lado da UFT. No local, serão exploradas as nossas riquezas, depois de descobertas as vocações, mas nós teremos inicialmente seis plataformas: na área da fitoterapia, couro, movelaria, alimentos, gemas e têxtil”, revelou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa UFT