Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O governador Carlos Henrique Gaguim, em encontro com o governador do Amazonas, Omar Aziz, no iníc io da noite desta terça-feira, 13, em Brasília, acertou os detalhes para que seja assinado, ainda este mês, o acordo para a instalação do entreposto da ZFM - Zona Franca de Manaus, no Tocantins.

O próximo passo, segundo o governador tocantinense, é uma reunião entre representantes das secretarias da Fazenda e da Casa Civil dos dois Estados, os quais ficarão responsáveis pelo andamento do projeto. “Com a Ferrovia Norte-Sul prestes a ser concluída no Tocantins, o Estado se transforma em um parceiro de negócios ideal para o Amazonas”, reforçou o governador Aziz.

De acordo com o governador Carlos Gaguim, o Estado, com a instalação, vai ampliar sua projeção nacional com as grandes marcas produzidas na Zona Franca que passarão a ser comercializadas através do Tocantins. “Falta apenas definir o local para a instalação do entreposto da Zona Franca”, frisou Carlos Gaguim, acrescentando que a região já será definida durante a reunião entre as equipes técnicas dos dois Estados.

Ainda segundo Gaguim, os ganhos com a Zona Franca não virão da arrecadação fiscal, mas da própria operacionalização do entreposto, que deve trazer novos negócios e investimentos para o Tocantins, gerando empregos diretos e renda. “O ganho, em termos de desenvolvimento local, será muito grande para os tocantinenses”, reforçou o governador.

O projeto

A ZFM é uma área, localizada no interior do Estado do Amazonas, com tarifas alfandegárias isentas e reduzidas para as indústrias instaladas no local. O objetivo é estimular a exportação e o desenvolvimento através de incentivos fiscais.

Fonte: Secom