Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação
  • Descida do estator da unidade geradora 1 marca mais uma etapa na UHE Estreito

Considerada mais uma grande etapa vencida nas obras de construção da UHE Estreito, a descida do estator do gerador 1 no “poço”, local onde está sendo montada a primeira unidade geradora, foi realizada com sucesso. O estator é a primeira importante peça do gerador a ser instalada e tem função de gerar energia elétrica a ser produzida pela usina. É uma das maiores peças com diâmetro de 17 metros, tendo também 4,5 metros de altura e pesando cerca de 270 toneladas.

O gerente de contratos do Consórcio Estreito Energia (Ceste), Massilon Gomes, explica que a próxima etapa é a bobinagem, quando serão colocadas barras (bobinas) de cobre em cada uma das 840 ranhuras da peça, sendo este um trabalho manual e de extremo cuidado. “Após essa etapa, as partes estacionárias ou fixas estarão concluídas. Com a bobinagem concluída e testada e a montagem da turbina acontecendo paralelamente, estarão satisfeitas as condições para o evento de descida do rotor do gerador no poço, previsto para o segundo semestre”, declarou.

Vale lembrar que as oito unidades geradoras de energia da UHE Estreito serão instaladas na casa de força, estrutura que está sendo construída na margem direita do rio Tocantins, localizada no município de Estreito (MA).

Vertedouro

Paralelo aos trabalhos na casa de força, o trabalho de montagem eletromecânica também segue de forma acelerada na margem esquerda do rio Tocantins, onde está localizado o vertedouro, estrutura destinada para escoar a água das cheias de um reservatório. Quatro das 14 comportas que compõem a estrutura já estão sendo montadas.

De acordo com o diretor de Engenharia do Ceste, Carlos Castanho, a construção da UHE Estreito entra numa nova fase com uma maior participação da montagem eletromecânica. “Isso demonstra a evolução do empreendimento que, em breve, estará gerando energia para a região e para o país”, ressaltou.

Para quem não sabe, a comporta é um dispositivo mecânico com mobilidade, usado para controlar as vazões de água. Cada comporta do vertedouro da UHE Estreito tem 19,10 metros de largura e 22,50 metros de altura.

A Usina Hidrelétrica Estreito é considerada uma obra de utilidade pública e umas das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Quando concluída, terá capacidade de gerar 1.087 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade com quatro milhões de habitantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito