Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O governador Carlos Henrique Gaguim, que se encontra com sua comitiva há mais de 10 horas no aeroporto de Milão, na Itália, em função de uma grande nuvem de fumaça vulcânica (da Islândia) que os impede de seguir viagem oficial à China, mostrou a preocupação de que o imprevisto possa atrasar sua agenda naquele País. O voo da comitiva deveria seguir para Frankfurt, na Alemanha.

“Não poderíamos imaginar esse imprevisto, certo que é um fenômeno natural, mas mesmo assim vamos fazer o possível para que a nossa pauta, tanto na China quanto nos Estados Unidos, não seja prejudicada”, adiantou por telefone o governador.

De acordo com o Portal G1, “os problemas de tráfico aéreo provocados pela cinza vulcânica devem continuar 'significantes' na Europa neste sábado”. A previsão é da Eurocontrol, agência de controle de aviação europeia. O que, de certa forma, pode prejudicar a agenda oficial do Governo do Tocantins, já que neste domingo, 18, a comitiva terá seu primeiro encontro oficial em Guangzhou. Ainda segundo o G1, “no máximo 12 mil dos 29.500 voos da sexta-feira devem decolar.”

Comitiva

A comitiva do Estado é composta pelos prefeitos de Pium, Nilton Franco; de Lagoa da Confusão, Café Filho; pelo secretário de Assuntos Internacionais, Júlio Resende e o diretor da Pasta, Pedro Gil; pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires; pelo presidente da Tobasa Bioindustrial – Tocantins Babaçu S/A, o empresário Edmond Baruque Filho; e o empresário Batista Pereira. Os jornalistas Cléber Toledo e Roberta Tum e o deputado estadual Stálin Bucar também compõem a comitiva.

Na China, a comitiva tem compromissos entre os dias 15 e 24, quando seguirá para Washington, nos EUA. O retorno da missão a Palmas está previsto para o próximo dia 28.

Fonte: Secom