Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Durante cinco dias, o Consórcio Estreito Energia (Ceste) promoveu mais uma rodada de reuniões temático-preparatórias com os integrantes dos Comitês de Co-Gestão dos 12 municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito. Os eventos ocorreram no Centro de Visitantes, localizado no canteiro de obras da UHE Estreito e, na ocasião, eles também conheceram de perto a evolução das obras do empreendimento.

Os encontros foram palco de elaboração de pautas para as reuniões ordinárias dos Comitês, que ocorrem com a participação de representantes do Ceste e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nos municípios alcançados pela implantação da Usina de Estreito.

“O Comitê de Co-gestão é formado por importantes representantes dos municípios e, reuni-los em encontros de discussão, auxilia muito no processo de multiplicação da informação sobre a implantação da Usina de Estreito. Facilitar o acesso é o principal objetivo da comunicação social e as reuniões do Comitê, sem dúvida, aproximam os diversos atores sociais”, explicou a Analista de Projetos Econômicos do Ceste, Carolina Simari.

Durante as reuniões, os membros dos comitês sugeriram as pautas a serem discutidas na reunião ordinária com o Ibama e também conheceram a fase atual das obras da Usina de Estreito. As visitas foram precedidas por apresentações feitas no Centro de Visitantes pelos engenheiros Massillon Gomes, Gerente de Contratos do Ceste, e Osvaldo Ferronato, Engenheiro Sênior do Consórcio.

O prefeito de Palmeiras do Tocantins (TO), Anissé Alves, destacou a importância das reuniões e da participação dos membros dos comitês. “Esta é uma oportunidade que temos de apresentar nossas dúvidas e questionamentos”, atesta.

O integrante do Comitê de Co-gestão de Carolina (MA) Renilson Pereira, afirmou que os encontros têm um saldo positivo. “Todas as vezes que a gente se encontra para tratar de um tema de interesse coletivo é sempre bom. Esses encontros que o Ceste faz, no momento em que nós estamos discutindo os assuntos, nos remetem a um bom diálogo”, destacou.

Esta foi a segunda vez que o Ceste promoveu uma visita dos membros dos Comitês às obras da UHE Estreito. A primeira visita foi realizada em 2008. “Foi uma boa oportunidade de verificar o avanço nas obras do empreendimento. Espero que haja outra reunião, em breve, para obtermos sempre mais esclarecimentos”, ressaltou Vicente Lopes Coelho, presidente da Associação dos Barraqueiros da Ilha do Cará, em Palmeirante (TO).

A Gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, ressalta a importância dos Comitês de Co-gestão como principal interlocutor entre o Ceste e a comunidade. “Temos buscado reforçar os canais de diálogo entre os Comitês e o empreendimento, bem como oportunizar a comunidade a chance de acompanhar de perto o que tem sido planejado para cada um dos municípios”, comenta.

Comitês de Co-gestão

Criados em 2007 para ser um instrumento de comunicação e relacionamento do Ceste com a comunidade, os Comitês de Co-Gestão da UHE Estreito estão presentes nos 12 municípios da área de abrangência do empreendimento, nos estados do Maranhão e Tocantins, e reúnem 255 membros. São representantes do poder público e de grupos organizados de seus municípios, que durante as reuniões expõem seus questionamentos e sugerem ações a serem realizadas pelo Consórcio Estreito Energia.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito