Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Frederick Borges

O governador Carlos Henrique Gaguim comentou a agilidade no andamento das obras da ponte que liga Lajeado a Miracema, no rio Tocantins, na região central do Estado. “Nós estamos trabalhando para criar oportunidades de desenvolvimento para regiões que sempre estiveram à margem do progresso”, disse o governador. A ponte, que representa um importante eixo de integração econômica do centro com a região norte do Tocantins, é uma das mais importantes obras do governo.

Atualmente, cerca de 100 operários trabalham na construção de 88 estacas de fundação que darão sustentação aos pilares da ponte. Com 609,12 metros de extensão, a obra está orçada em R$ 95,8 milhões, oriundos do governo federal e contrapartida estadual. A estrutura está sendo instalada a 100 metros da atual travessia feita por balsa entre Lajeado e Miracema, com a jusante da balsa fazendo ligação entre a TO-010 e TO-445. Com a sua conclusão, em dois anos, a expectativa é de transformação do cenário da região, trazendo maior facilidade e rapidez no escoamento da produção e travessia humana, serviços há muitos anos prestados somente por meio de balsas.

O engenheiro civil do Dertins – Departamento de Estradas de Rodagem do Tocantins, Luciano Nogueira Dertazzi Sobrinho, responsável pela supervisão e fiscalização da obra, ressalta que, apesar das chuvas, o cronograma está sendo cumprido adequadamente e esta primeira etapa deve ser concluída entre agosto e setembro próximos.

Na próxima etapa da construção serão instalados vinte pilares. Considerada de pico, esta fase da obra deve absorver cerca de 300 trabalhadores, que serão empregados na construção da superestrutura, que inclui a instalação das lajes e posteriormente os acessos da ponte. Ganham com isso, sobretudo, moradores da região com a maior oferta de trabalho.

Barra do Ouro

No norte do Estado, outra obra transforma a realidade da região – a ponte que liga Barra do Ouro ao povoado de Bielândia – e dá acesso aos municípios de Campos Lindos e Filadélfia, ligando-os a Araguaína através da rodovia TO-425. A obra, que iniciou em maio de 2009, já tem 87% da infraestrutura executada e está na fase de superestrutura, de acordo com o coordenador de Obras de Artes Especiais do Dertins, Leandro Nascimento de Araújo. Sua conclusão está prevista para o segundo semestre de 2011.

Serão injetados na construção R$ 128 milhões, angariados através de financiamento do Governo do Estado junto ao banco italiano Mediocrédito Centrale. No momento, a obra emprega 170 trabalhadores. A conclusão também é esperada com expectativa pela população que hoje gasta mais de uma hora na travessia de balsa. Os benefícios serão, principalmente, para os agricultores, já que os municípios de Goiatins e Campos Lindos são grandes produtores de soja no Estado.

Para o presidente do Dertins, Adelmo Vendramini, o investimento do Governo do Estado e a busca de parcerias para a construção de obras estruturais como as pontes, resultam em benefícios para a população. “São obras fundamentais para o desenvolvimento do Estado, que o governador Gaguim cobra empenho de seus auxiliares na condução de sua execução, para garantir resultados que vão se refletir no bem-estar da população”, diz o presidente.

Fonte: Secom