Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Uma comitiva de nove pessoas composta por parlamentares franceses, o embaixador da França no Brasil, Yves Saint Geours e executivos da GDF Suez, empresa franco-belga e principal acionista do Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Estreito, conheceu de perto uma das principais obras de geração de energia em construção no Brasil. A comitiva foi recepcionada pelo presidente do Ceste, José Renato Ponte, que apresentou a todos o empreendimento durante visita técnica ao canteiro de obras.

Impressionado com a estrutura construída entre os estados do Maranhão e Tocantins, o deputado e presidente da comissão de energia da Assembleia Legislativa da França, Jean Claude Lenoir, destacou o crescimento do setor energético brasileiro e a rapidez com que as hidrelétricas são construídas. “É impressionante ver tamanha estrutura construída em tão curto espaço de tempo. Para nós é importante conhecermos os projetos de grande relevância que estão sendo construídos no mundo, a exemplo da UHE Estreito no Brasil”, declarou.

Integrando a comitiva francesa, a convite da GDF Suez, o embaixador da França no Brasil, Yves Saint Geours, fez questão de frisar a importância do intercâmbio entre os dois países. “Sabemos dos desafios, não só para o Brasil, mas para todo o mundo em relação a pesquisa para o desenvolvimento do setor energético, daí a importância de poder compartilhar experiências como a que nos foi apresentada nesta visita”, pontuou.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de percorrer as estruturas do vertedouro, onde nesse momento são montadas as primeiras comportas; da casa de força, que abrigará as oito unidades geradoras de energia e que se encontra num avançado estágio de montagem eletromecânica com importantes peças, como o estator do gerador da primeira turbina, sendo montadas. Conheceram também a subestação de energia da UHE Estreito de onde a energia será distribuída pela linha de transmissão até a subestação de Imperatriz e, de lá, para todo o país.

Integrando também a comitiva, o diretor presidente da GDF Suez América Latina, Jan Flachet, ressaltou a importância da UHE Estreito para o grupo, um dos maiores em projetos de geração de energia em todo o mundo e, também, a oportunidade de apresentar projetos desenvolvidos no Brasil para os parlamentares franceses. “Ficamos honrados em receber a comitiva em nossas instalações e poder apresentá-la grandes projetos como a UHE Estreito que estará gerando energia limpa e renovável até o fim do ano”, disse Flachet, lembrando das condições favoráveis para este tipo de empreendimento no país. “O Brasil tem um enorme potencial hídrico que possibilita o desenvolvimento de projetos especiais como esse, ao contrário da França que já teve seu potencial utilizado”, concluiu.

Participaram da visita, o presidente da GDF Suez no Brasil, Maurício Bahr, os diretores do Consórcio, Carlos Castanho, de Engenharia, e Norma Villela, de Socioeconomia, que na ocasião fez uma apresentação sobre as ações desenvolvidas pelo Ceste na área social e econômica. Também fizeram parte da comitiva, os deputados franceses, Philipe Vitel, Rudy Sales e Marie-Renée, e os executivos da GDF Suez, Alain Janssens, Valerie Alain, bem como o Assessor Especial do Ceste, Luiz Artur Arantes de Freitas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito