Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Silvana Barbosa

Libertar nossos semelhantes das desigualdades. A partir desta premissa da Organização das Nações Unidas (ONU) que Palmas recebeu na manhã desta quinta-feira, 29, no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, o Seminário Estadual sobre o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM’s).

O Seminário foi promovido pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), Secretaria-geral da Presidência da República, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos) e Prefeitura de Palmas atraiu representantes de poderes públicos, ONG’s, entidades classistas, universidades, sociedade civil e demais organizações que atuam de acordo com os ODM’s.

A abertura do evento contou com a apresentação cultural de alunos da Escola de Tempo Integral Padre Josimo seguida de pronunciamentos onde o representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Dorgival Pereira, enalteceu o trabalho do prefeito Raul Filho no setor educacional.

“O Tocantins é uma referência nacional em educação básica, está em segundo lugar no ranking nacional. Muito se deve ao sistema adotado pelo atual gestor da Capital, o ensino de tempo integral”, destacou.

Para o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Presidência da República, Geraldo Magela, este seminário visa não só divulgar o relatório anual nacional de acompanhamento dos ODM’s, mas mobilizar pessoas e instituições para que de fato os objetivos sejam alcançados.

“O Brasil estabeleceu metas mais ousadas que a ONU com os programas do governo federal e isso fez com que reduzíssemos a pobreza em nosso país, este é um importante avanço. Acredito que tanto Palmas quanto o Tocantins terão grandes avanços para alcançar os ODM’s assim como o Brasil tem feito”, enfatizou o secretário-adjunto Geraldo Magela.

Após a apresentação do relatório, o secretário de Educação, Danilo de Melo, na ocasião representando o prefeito Raul Filho, considerou que só o crescimento econômico não resolve os problemas da sociedade. “Os governos devem se adequar para atender aos anseios sociais em sua totalidade. A prefeitura de Palmas tem várias ações que refletem sua preocupação com a sociedade. Nas escolas, por exemplo, além de fornecemos ensino de qualidade, ofertamos também refeições”, frisou Danilo de Melo.

A solenidade foi encerrada com a premiação simbólica de reconhecimento às pessoas, instituições e projetos que desenvolvem ações em prol do alcance dos oito objetivos. Foram premiados o Programa Prefeitura nos Bairros; Projeto Mamãe a Bordo; Dona Raimundinha; Projeto Sol e Anjos; Deputada Estadual Solange Duailibe; Deputado Estadual Marcelo Lelis; Rede Celtins; Comsaúde; Casa 8 de Março; Grupo Jaime Câmara; Câmara Municipal; equipe ODM da Presidência da República e representante do PNUD no Brasil.

Estavam presentes o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Presidência da República, Geraldo Magela ; representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Dorgival Pereira; assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, José Mauro; secretário de Governo, Ivory de Lira; representante do prefeito Raul Filho, secretário da Educação, Danilo de Melo; diretora da Organização Jaime Câmara, Fátima Roriz; deputado estadual Marcelo Lélis dentre outras autoridades e convidados.

Fonte: Ascop