Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Será realizada no dia 11 de maio, às 19h30, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas/TO, a solenidade de premiação do vencedor estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2010. Os vencedores foram selecionados por uma comissão julgadora e só serão conhecidos no dia da entrega do prêmio, conforme prevê o regulamento.

O vencedor de cada categoria receberá troféu, selo Prefeito Empreendedor e representará o Estado na disputa nacional. Entre os concorrentes estão temas que englobam alternativa de desenvolvimento sustentável; fomento ao turismo; apoio ao desenvolvimento setorial como confecção e panificação, apoio ao cooperativismo, entre outros. A comissão avaliadora se reuniu no Centro de Educação Empresarial do Sebrae, em Palmas/TO, durante dias alternados no mês de abril e destas reuniões foram escolhidos os vencedores.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia um dos aspectos positivos deste prêmio é que os gestores públicos têm a oportunidade de dar visibilidade às suas realizações. “O prêmio objetiva incentivar outros gestores a desenvolver ações similares para viabilizar o desenvolvimento dos pequenos negócios. Ainda é uma forma de expandir as parcerias que possam gerar novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento para a comunidade”, destaca Massuia.

O presidente do Sebrae/TO, Hugo de Carvalho, complementa que o gestor público é uma liderança estratégica e fundamental para o município, por isso é importante termos prefeitos empreendedores, que tenham como foco a promoção do desenvolvimento social e econômico por meio do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas. “O Prêmio pode ser visto como uma vitrine, pois muitas ações desenvolvidas pelos municípios às vezes caem no esquecimento, e esta é a oportunidade para serem reconhecidos, e até mesmo serem tomados como exemplo a ser seguido”, finaliza Carvalho.

O Prêmio

Realizado de 2 em 2 anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a prefeitos e administradores regionais do Distrito Federal que tenham implantado projetos, com resultados mensuráveis, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPEs).

Com a criação do Prêmio Prefeito Empreendedor, o Sebrae pretende reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus municípios.

Etapas

O Prêmio é dividido em duas etapas: estadual e nacional. Na etapa nacional serão concedidos 11 prêmios, sendo seis destaques temáticos e cinco regionais. Esta 6ª edição reforça a municipalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Uma das novidades é o prêmio especial para implantação da Lei Geral nos municípios, incluído nos destaques temáticos. Os demais destaques abrangem os seguintes capítulos da Lei: compras governamentais, desburocratização, educação empreendedora e inovação, além da formalização de empreendimentos - na qual está incluído o Empreendedor Individual, que entrou em vigor em 1° de julho de 2009.

O Prêmio é dirigido a prefeitos de todo o país e administradores regionais do Distrito Federal de acordo com as categorias abaixo. A escolha da categoria deverá ser assinalada pelo município no formulário de inscrição:

Prêmios Nacionais

a) 1 Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (1º lugar - Região Norte);

b) 1 Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (1º lugar - Região Nordeste);

c) 1 Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (1º lugar - Região Centro-Oeste);

d) 1 Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (1º lugar - Região Sudeste);

e) 1 Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (1º lugar - Região Sul);

f) Até 6 Prêmios para os Destaques Temáticos Nacionais, a serem concedidos, um por tema, às ações temáticas que se destaquem como experiências importantes para divulgação em âmbito nacional:

Prêmio Destaque Temático Nacional - Compras Governamentais

Prêmio Destaque Temático Nacional – Desburocratização

Prêmio Destaque Temático Nacional - Educação Empreendedora e Inovação

Prêmio Destaque Temático Nacional - Formalização de Empreendimentos

Prêmio Destaque Temático Nacional - Implantação da Lei Geral

Prêmio Destaque Temático Nacional - Médios e Grandes Municípios.

Serão concedidos aos prefeitos vencedores, na etapa nacional, uma viagem internacional, certificado e troféu, entregues em solenidade a ser realizada em Brasília-DF. A data da cerimônia e o roteiro da viagem técnica internacional serão comunicados aos vencedores e divulgados no site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae