Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

Às 14h deste sábado, 1º de maio, uma hora depois do previsto, o governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, desembarcou no aeroporto de Palmas, após afastar-se por 15 dias do Estado para cumprir missão internacional. Ele desembarcou acompanhado do secretário de Relações Internacionais, Júlio Rezende, e do assessor Pedro Gil.

Inicialmente, o governador cumpriria agenda na China e Estados Unidos, mas, por razões naturais – ação de um vulcão na Islândia que provocou um caos aéreo na Europa -, Carlos Gaguim manteve apenas a agenda no país asiático.

Mesmo tendo viajado por mais de 12 horas, Carlos Gaguim chegou ao Tocantins disposto e, segundo ele, determinado a promover cada vez mais o desenvolvimento do Estado. Entre as boas notícias trazidas pelo governador, está a visita de um grupo de empresários chineses – para os próximos 20 dias – interessados em investir nos setores do agronegócio, de minérios e na indústria tocantinense.

“O Tocantins irá fornecer alimentos, grãos e minérios para a China e receberá novas tecnologias, novas indústrias e, consequentemente, mais emprego e qualificação da mão-de-obra. Temos grandes perspectivas de fechar bons negócios com os chineses e atrair mais investidores para o Estado”, destacou Carlos Gaguim, ainda no aeroporto.

Dólares

Na China, o governador garantiu recursos de cerca de US$ 140 milhões para a instalação de indústria no Tocantins, assinando, no último dia 24 de abril, um Protocolo de Intenções com a indústria Synergy Group para instalação de uma fábrica de lâmpadas led, componentes para computadores, pendrives, paint de memória e semicondutores.

Fonte: Secom