Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Os municípios dos estados do Maranhão e Tocantins que compreendem a área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito têm bons motivos para comemorar o Dia do Trabalho. A implantação do empreendimento deu grande impulso à geração de empregos na região. Atualmente, a UHE Estreito gera cerca de 25 mil empregos indiretos e aproximadamente 11 mil empregos diretos, sendo que destes, a contratação de mão de obra local é priorizada, representando pouco mais de 72% do efetivo.

Atualmente mais de nove mil trabalhadores da região e de outros estados brasileiros atuam somente nas obras civis e de montagem eletromecânica da UHE Estreito. Se somados os setores administrativos, de obras do reservatório, linha de transmissão dentre outros setores, esse número sobe para aproximadamente 11 mil empregos diretos.

De acordo com o presidente do Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pela implantação do empreendimento, José Renato Ponte, os resultados conquistados na obra, como o marco do bem sucedido desvio do rio Tocantins, ocorrido em setembro do ano passado, só foram possíveis graças ao empenho e dedicação de cada um dos milhares de trabalhadores. “É gratificante ver como o trabalhador da UHE Estreito é comprometido com o trabalho. Ele se sente e é o nosso principal ator. A eles, nossa gratidão e homenagem nesse dia”, declara.

Para muitos trabalhadores a UHE Estreito representa não só um emprego, mas a oportunidade de crescimento profissional, como o senhor João Manoel Ribeiro natural do município de Porto Franco (MA), que ingressou no empreendimento em 2007, ainda no início das obras no cargo de ajudante, passou pelas funções de montador, cabo de turma (CBT) e hoje é encarregado de montagem. “Não esperava esse crescimento, mas acreditaram em mim e no meu trabalho. Sou muito feliz aqui”, reconhece.

A mesma opinião tem Aguinaldo Rodrigues, de Darcinópolis (TO), que trabalha como ajudante de obra na estrutura da casa de força, localizada em Estreito (MA). “Fico feliz de também estar tendo essa oportunidade e pretendo aproveitá-la ao máximo”, disse.

Para a comemoração do dia do trabalhador, o setor de responsabilidade social do Consórcio Rio Tocantins (CRT), responsável pelas obras civis da UHE Estreito, organizou um dia repleto de ações para os milhares de trabalhadores com torneios de futsal e vôlei durante o dia, a primeira noite do reggae e o show musical com a banda Desejo Musical.

Capacitações

Além de gerar emprego, o Ceste também investe em capacitação da mão de obra local, com a realização de cursos ministrados por instituições reconhecidas, como Sebrae, Sesi e Senai, atendendo assim às principais demandas da região, bem como preparando a comunidade local para as inúmeras oportunidades de negócios que irão surgir com a formação do lago da UHE Estreito.

Os trabalhadores da obra principal também participam de cursos e treinamentos constantes nas mais diversas áreas em que atuam. “A experiência adquirida aqui pelos nossos colaboradores os qualificam para atuarem em empreendimentos de grande porte e a maioria já está sendo sondada por outros projetos”, explica o gerente de Contratos do Ceste, Massilon Gomes.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito