Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Antônio Gonçalves

A região do Bico do Papagaio, extremo Norte do Estado, foi palco nesta segunda-feira, 2, de mais uma apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social elaborado pelo PT.

Em Augustinópolis, a reunião aconteceu na plenária da Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades municipais, entre as quais a presidente municipal do PT, Gleide Marinho. “Participei da etapa regional do Plano e construir o plano desta forma, com a participação popular e ouvindo a comunidade é a forma certa para desenvolver e garantir ações com foco na sociedade”, frisou Marinho.

A tarde, foi a vez de São Bento participar das discussões. A reunião aconteceu na Câmara Municipal e reuniu filiados e simpatizantes do Partido, como a prefeita municipal Lúbia Lafaete. “Fico contente em recebê-los nesta cidade. Torço para que se concretize esta união entre o PT junto com o PMDB, pois só assim teremos força de vencer as eleições para que façamos o melhor para o Tocantins”, enfatizou

O pré-candidato a governador Paulo Mourão fez uma breve explanação sobre as diretrizes traçadas no Plano. “Compreendemos as potencialidades deste Estado, mas falta planejamento”, enfatizou em sua apresentação

São Bento

A presidente do Diretório Municipal do PT, Samara Silveira, falou sobre a importância do momento. “O Brasil mudou pra melhor com o Lula e estamos muito felizes em estar com o pré-candidato que é a esperança desta mesma mudança no Tocantins”.

Também participaram da reunião em São Bento o vereador pelo PT em São Bento, Antônio Silveira, a presidente da Câmara, Ernildes Dourado, os pré-candidatos a senador, deputado estadual e federal pelo PT, Sadi Cassol, Amália Santana, João Palmeira, Darci Coelho, respectivamente.

Reserva Extrativista

A quebradeira de coco dona Maria Nelita, 64 anos, fala com entusiasmo da primeira vez que encontrou com o presidente Luis Inácio Lula da Silva no Bico do Papagaio, em meado dos anos 90. “Tenho até hoje na parede da minha sala a foto de Lula abraçado comigo, sonhei muito com o Lula na presidência, ele melhorou nossa vida e é uma pena que ele não possa se candidatar, mas vou votar na Dilma (Rousseff) pra continuar essa mudança, a mesma mudança que queremos aqui no Tocantins”, ressaltou.

Nelita, foi uma das trabalhadoras que participou da reunião de apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social do PT, realizada na noite de domingo, 3, em Carrasco Bonito.

Para o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, este é o momento do partido coletar as opiniões da sociedade e construir um plano de desenvolvimento ainda mais sólido. Após a apresentação das diretrizes, os filiados e simpatizantes do PT que trabalham com o extrativismo do babaçu expuseram seus anseios como a regularização fundiária da reserva extrativista do Extremo Norte.

O pré-candidato a governo do Estado pelo PT, Paulo Mourão, reforçou a importância de debater propostas que contemplem o desenvolvimento com a sustentabilidade ambiental da região. “Esta é a região mais rica do Estado em capacidade de produção. Falta implantar políticas que promovam a geração de renda. Precisamos colocar a agricultura familiar como carro chefe do desenvolvimento dessa região”.

O presidente municipal do PT e do Sindicato Rural de Carrasco Bonito, Raimundo Rodrigues, destacou a importância de discutir o plano junto com a comunidade. “Muito obrigada por compartilharem conosco esse momento tão importante que planeja o desenvolvimento e futuro de nosso Estado”.

Extrativismo

Já o secretário geral do PT no município, Raimundo Nonato, mais conhecido como Nonato Banana, reforçou a necessidade de regularização da reserva. “Temos que incentivar programas de geração de renda com o babaçu, temos que incentivar o artesanato porque aqui o babaçu é nossa principal fonte de renda e se cada trabalhador tiver sua terra regularizada a produção será muito maior”, enfatizou.

Agenda

Nesta terça-feira, 4, as reuniões acontecem em Ananás, Palmeiras e Tocatinópolis.

Fonte: Assessoria de Imprensa PT