Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

Encerrando a edição extra da Caravana Acelera Tocantins em Araguaina, na manhã desta terça-feira, 4, o governador Carlos Henrique Gaguim visitou as instalações do Frigorífico Minerva e anunciou parceria com o empresário Edvar Vilela de Queiroz, pela industrialização do Tocantins. Entusiasmado com o que viu, o governador declarou que a intenção é expandir as exportações e a geração de emprego em Araguaína com a implantação de uma fábrica de carne enlatada. “Nós pudemos comprovar aqui nesta visita a tecnologia avançada usada em todo o processo do frigorífico e é disso que o Tocantins precisa e por isso queremos expandir, pois se a empresa cresce o Tocantins também ganha”, destacou o governador.

Acompanhado de deputados estaduais, autoridades locais e empresários, Carlos Gaguim conheceu as instalações e todo o processo de abate de bovinos, que inclui desde a retirada das vísceras, desossa, embalagem e sistema de armazenamento.

Atualmente, o Minerva exporta para mais de 85 países e é considerado o terceiro maior do Brasil, somente em Araguaina gera mais de 800 empregos e abate cerca de mil animais ao dia.”Vimos o governador muito empolgado com os nossos investimentos no Tocantins e contamos com o Governo do Estado para expandir”, considerou o empresário Edvar Vilela de Queiroz.

Carlos Gaguim destacou ainda a importância da implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), instalação do Entreposto da Zona Franca de Manaus no Tocantins, Plataforma Multimodal da Ferrovia Norte-Sul em Araguaina e o Porto de Praia Norte, que juntos darão um salto no desenvolvimento do Estado. “Nós queremos conquistar novos mercados, industrializar o Estado de ponta a ponta e por isso o Tocantins é parceiro das empresas que têm o mesmo objetivo que o nosso. Bons produtos nós temos como o boi verde, ecologicamente correto”, arrematou Carlos Gaguim.

Após a visita ao frigorífico e almoço na cidade, o governador, acompanhado da primeira-dama Rose Amorim, decolou no Aeroporto de Araguaína com destino a Palmas onde, à noite, participa de evento de promoção de policiais militares.

Caravana

A Caravana Acelera Tocantins chegou a estAraguaina na segunda-feira, 3, e por mais de 24 horas trabalhou para levar benefícios à população, inaugurando obras, assinando convênios e parcerias, liberando recursos de emendas parlamentares, assim como o anúncio de ações que vão garantir o desenvolvimento da segunda maior cidade do Estado.

Fonte: Secom