Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Lenito Abreu

O teatro infantil do grupo Cima - Produções Artísticas - abriu a programação do estande da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária - na manhã desta terça-feira, 4, na Agrotins - Feira de Agrotecnologia do Tocantins. Cerca de 80 alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental assistiram a peça que abordou os cuidados e as formas de prevenção da Brucelose.

O presidente da Adapec, José Luciano Azevedo, explica que o foco do evento é direcionado às crianças para que elas desde já, se sintam parte integrante da defesa sanitária. “Esta é uma forma de contribuir para a formação de estudantes conscientes e comprometidos com a importancia de preservar a saúde animal, vegetal e o meio-ambiente”, disse, acrescentando que os produtores rurais interessados em tirar dúvidas podem procurar os diretores e gerentes dos programas da Adapec que estarão no local ou podem pegar materiais educativos.

A orientadora educacional da Escola Municipal Luís Nunes, de Buritirana, Doralice Cardoso da Silva, considera importante a participação dos estudantes que são da faixa etária de sete a 12 anos e moram na zona rural de Palmas. “Tenho certeza que tudo será repassado aos pais. Eles ficam atentos e chegam em casa empolgados querendo ensinar o que aprederam”, destacou.

A estudante do 6º ano da Escola Luís Nunes, Daniele Santos Ribeiro, de 11 anos, mostra o que aprendeu. Segundo ela, o teatro abordou que a única forma de prevenção da Brucelose é a vacinação e que o gado deve ser imunizado somente por um médico veterinário ou vacinador credenciado na Adapec. “Aprendi também que o leite deve ser sempre fervido e que o cuidado garante a saúde não só do animal, mas também da minha família”, declarou.

Na tarde desta terça-feira, dia 4, outras 60 crianças passarão pelo local para assistir ao teatro infantil, totalizando 140 participantes no primeiro dia da Agrotins.

Programação As apresentações teatrais ocorrem no período da manhã e da tarde. Mais 11 escolas municipais da zona rural e urbana, participarão das apresentações durante os cinco dias de Agrotins.

Na quarta-feira, dia 5, às 10h, no auditório 3, ocorrerá a palestra sobre Biosseguridade em Suinocultura. No dia 6, às 14h, no auditório 3, será realizada a palestra sobre as Principais Enfermidades do Rebanho Caprino e Ovino do Estado. Em seguida, no mesmo dia, às 15h30, no auditório do Sebrae a discussão gira em torno do tema Mitigação de Risco para a Sigatoka Negra da bananeira. Já no dia 7, às 15h, no auditório 2, será debatido o Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos. Os interessados devem fazer a inscrição no local do evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec