Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O governador do EstadoCarlos Henrique Gaguim se reuniu com empresários araguainenses para falar sobre as expectativas de negociações da produção tocantinense. O encontro aconteceu na noite desta segunda-feira, 3, e fez parte das ações da edição especial da Caravana Acelera Tocantins em Araguaína.

Em seu pronunciamento, o governador falou sobre a implantação da ZPE – Zona de Processamento de Exportação e sobre a reforma do aeroporto da cidade, cujos recursos ele afirmou que já estão garantidos. “Podem acreditar que eu vou levar esse projeto adiante. Araguaína é prioridade”, assegurou o governador, informando que as empresas aéreas TAM e Gol já demonstraram interesse em operar em Araguaína.

Entre outros benefícios conquistados em sua gestão, o governador fez questão de citar os empréstimos que estão em andamento, além detalhar os resultados de sua viagem à China. Segundo Gaguim, haverá muitos investimentos dos chineses no Tocantins nos próximos meses, já que os chineses “não estariam apenas interessados em comprar, mas de investir em indústrias no Estado”.

Um ponto abordado por, praticamente, todos que fizeram o uso da tribuna foi a recente implantação do Porto de Praia Norte, que vai integrar por meio da Hidrovia o Tocantins com outros estados e baratear os custos com o transporte de produtos e mercadorias. “O Porto de Praia Norte vem apenas consolidar ainda mais o que já dissemos mundo afora, o Tocantins é o Estado que dispõe da melhor logística do país,” disse o governador Carlos Gaguim.

O governador também agradeceu o apoio recebido de todas as federações e entidades de classe que somam para o desenvolvimento do Estado. “Nossa vontade de crescer é grande. Não medimos esforços para que o Tocantins seja o Estado mais promissor do Brasil e nós não vamos descansar nem um dia sequer”, disse o governador.

Mudanças

Em razão da necessidade em promover a descentralização administrativa no Tocantins, o governador anunciou que a sede da Secretaria de Agricultura (Seagro), a partir de julho, será transferida de Palmas para Araguaína, sendo a primeira secretaria de governo a funcionar fora da capital. “Palmas é uma cidade que recebe gente de todas as partes, mas Araguaína guarda a tradição tocantinense”, justificou.

Presença

Participaram da reunião os representantes dos segmentos do comércio, da agricultura e pecuária. O presidente da Fecomércio, Hugo de Carvalho, elogiou a iniciativa do governador em dialogar com todos os setores que juntos geram riquezas e impulsionam o crescimento do Estado. “Governador, lhe parabenizo pela forma responsável e coerente como vem conduzindo o Estado, sei que ainda vamos ter muito o que comemorar,” disse o presidente da Fecomércio.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins - FAET, Júnior Marzola, falou sobre as expectativas da classe que representa e se diz otimista com a política do Governo Gaguim em buscar investidores para o Estado.

Fonte: Secom