Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O município de Gurupi será contemplado com uma Vara da Justiça Federal graças ao prefeito Alexandre Abdalla juntamente com a Justiça Federal no Tocantins e a Ordem dos Advogados do Tocantins. “Uma Vara Federal sendo instalada em Gurupi, a consequência natural é que os órgãos federais envolvidos na prestação jurisdicional federal venham também para Gurupi. Aqui nós já temos o INSS e deve também vir a Polícia Federal - até porque como já tinha esta delegacia aqui fica bem mais fácil reinstalar a delegacia”, declarou o Juiz Federal e diretor do fórum da Palmas, José Godinho Filho nesta segunda-feira, 03, no auditório da OAB/Gurupi.

Godinho disse ainda que ficou surpreendido “positivamente” quando o Conselho da Justiça Federal (CJF) noticiou a liberação de uma Vara Federal para Gurupi. Destacou inda que a decisão foi tomada com base técnica, econômica, social e que a Justiça Federal do Tocantins fez um trabalho minucioso de conscientização apontando a necessidade da implantação de quatro Varas no Tocantins, sendo que a de Gurupi o prefeito Alexandre Abdalla esteve “intimamente” apoiando para que ela acontecesses. “Deu não abençoa quem não faz por onde e eu tenho certeza que este sucesso de Gurupi está intimamente ligado ao apoio do prefeito Alexandre Abdalla que foi imprescindível. Não se trata de retórica. O Conselho e o Tribunal foram bastante claros: Se o município não desse apoio, não teria como instalar e este apoio do município foi indispensável”.

De acordo com o Juiz Federal, a previsão inicial para a implantação da Vara Federal de Gurupi era para 2011, mas será antecipada. “O nosso objetivo é de tentar antecipar para 2010”.

O prefeito Alexandre Abdalla destacou o seu empenho para trazer a Vara Federal para Gurupi e para defender ele esteve reivindicando junto ao Ministro da Justiça, que se demonstrou sensibilizado com a sua intervenção. O prefeito lembrou que não é somente Gurupi que ganha , mais também outras 18 cidade que fazem parte da região. “Assim como nós estamos lançando uma Vara da Justiça Federal, nós vamos lutar por uma Delegacia da Polícia Federal. Já entramos com o pedido e o superintendente da Polícia Federal deixou uma porta aberta. Isso porque a nossa preocupação é com o aumento do consumo de drogas e da violência”.

Para o advogado Mário Antônio da Silva Camargo a chegada da Vara Federal em Gurupi beneficiará todos os cidadãos, principalmente os mais carentes que necessitam do setor previdenciário. Mário Antônio destacou ainda que a implantação da Justiça Federal em Gurupi dará mais celeridade no acesso à Justiça. “A maior dificuldade é ter que deslocar de Gurupi e ter que andar 230 km para Palmas. Ás vezes para um simples protocolo de um petição, para dar entrada e acompanhar um processo ou fazer um audiência. Então isso vai diminuir todo custo e dar uma melhor agilidade nessa prestação jurisdicional”.

O presidente da OAB/Tocantins, Ercílio Bezerra, falou que a presença da Justiça Federal para a região. “Nós estamos numa cidade estratégica porque estamos no portal da Ilha do Bananal onde se tem a presença de interesses da União e aqui em Gurupi por ser a cidade mais importante do Sul do Tocantins não poderia ficar sem a presença da Justiça Federal. Sem contar que a Justiça federal gera recursos para o município. Basta ver que cada vez que se movimenta um processo de aposentadoria é uma família que passa a receber a sua pensão e esse dinheiro volta de novo para o mercado”, disse.

Um único espaço para toda estrutura da justiça

Atendendo um pedido da comunidade jurídica, o prefeito Alexandre Abdalla se comprometeu a doar uma área para ser construído um espaço para toda administração da justiça em Gurupi. A notícia foi considerada um passo para a modernização desses serviços nunca visto no Tocantins. “O Tocantins ainda não viu isso ainda e é importante que nós tenhamos aqui, em um único espaço, a Defensoria Pública, a Justiça Federal, a Justiça Comum, o Ministério Público e para que a OAB construa um Centro de Convenção para nós possamos concentrar todas as atividades da justiça em um só lugar”, disse Ercílio Bezerra.

A notícia da doação do terreno foi anunciada pelo presidente da Subseção da OAB/Gurupi, Wallace Pimentel. “Eu recebi a notícia do prefeito e fico feliz em dar em seu nome. É uma área privilegiadíssima no centro de Gurupi. Nesta mesma área será destinado um espaço para a construção da Câmara de Vereador”.

Presença

O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Abdalla; do Juiz Federal e diretor do fórum da Palmas, José Godinho Filho; do presidente da OAB/Tocantins, Ercílio Bezerra; do presidente da Subseção da OAB/Gurupi, Wallace Pimentel; do ex-presidente da Subseção da OAB/Gurupi, Mário Antônio Camargo; do presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, Jonas Barros; do procurador do município de Gurupi Ezemi Nunes, do chefe de gabinete do da Prefeitura Municipal, Ivan Coelho; da Conselheira Estadual da OAB/TO, Irana de Sousa Coelho Aguiar; do Diretor Regional da Defensoria Pública de Gurupi, Neuton Jardim e o Defensor Público e Vereador, Kita Maciel, entre outras autoridades.

Fonte: Ascom Prefeitura de Gurupi