Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Antônio Gonçalves

Ananás, Palmeiras do Tocantins e Tocantinopólis foram as últimas cidades da região do Bico do Papagaio, que participaram nesta terça-feira, 4, da rodada de apresentações do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social do Tocantins elaborado pelo PT.

Educação no campo, agricultura familiar, fomento a produção e saúde foram os principais temas debatidos nos encontros após a palestra do pré-candidato a governador Paulo Mourão. "As discussões foram muito qualificadas e podemos colher boas sugestões para integrar ainda mais as diretrizes", disse Mourão.

Para o ex-prefeito de Wanderlândia, José Felix, que participou das discussões em Ananás, o plano contempla a necessidade de valorização dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar. "Temos que fortalecer a economia solidária no Tocantins", ressaltou.

Já a superintendente de Patrimônio da União no Tocantins, Lucilene Lira, destacou do Plano a criação da Secretaria Estadual das Cidades. "A criação desta secretaria vai de encontro às necessidades dos municípios de aprimorarem seus recursos e infra-estrutura, esta ação será de grande valia, principalmente para os municípios desta região", afirmou.

Palmeiras do Tocantins

A tarde, a apresentação aconteceu em Palmeiras na Câmara Municipal. "Estamos retomando a caminhada de repensar um projeto diferente para o Tocantins. Sugiro que o plano busque no Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável algumas diretrizes que possam aperfeiçoar as ações na educação rural, que é uma forma de capacitar homens e mulheres autonômos e independentes", ressaltou a educadora popular Maria Ribeiro.

A reunião em Palmeiras contou ainda com a presença do prefeito José Ademar, que enfatizou a importância do partido discutir as ações futuras do Tocantins com a sociedade.

A valorização da agricultura familiar foi ainda um dos focos da discussão. "Quando a roça não planta, a cidade não janta", frisou o lavrador José Gomes, ressaltando a necessidade de incentivo aos agricultores familiares.

Uma das diretrizes do Plano é fortalecer a agricultura familiar por meio da criação da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento, e, entre outras, fomentar a comercialização dos produtos.

Tocantinópolis

A noite, o ciclo de reuniões finalizou em Tocantinopolis. "Após os onze seminários regionais que realizamos em fevereiro e março, estamos fazendo esta bateria de encontros e avaliamos de forma positiva todos estes encontros no Bico, pois além de líderes políticos tivemos a participação de pessoas da sociedade preocupadas em construir conosco um projeto de desenvolvimento para o Tocantins. Esta caravana só reafirmou que estamos no caminho certo", destacou o presidente estadual do PT e pré-candidato a deputado federal, Donizeti Nogueira.

Participação

Participaram dos encontros líderes municipais e regionais e também os pré-candidatos a senador, deputados estaduais e deputado federal pelo PT, Sadi Cassol, Amália Santana, João Palmeira e Darci Coelho, respectivamente.

Fonte: Assessoria de Imprensa PT