Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Nesta segunda-feira, 10, a Fundação Palmas de Ensino, Ciência e Tecnologia (Fupact) abre inscrições para o curso básico em elaboração, acompanhamento e avaliação de projetos em Ciência e Tecnologia, destinado a gestores municipais, servidores públicos efetivos, funcionários de instituições municipais de ensino superior e de áreas afins das prefeituras do Tocantins.

Os interessados deverão efetuar, de 10 a 14 de maio, das 14 às 18h, suas inscrições na sede da própria Fupact, localizada na avenida Teotônio Segurado, 402 Sul, área verde, ou através do email: fmect.palmas@gmail.com.

Segundo o presidente da Fupact, professor Paulo Fernando, serão oferecidas 35 vagas e será constituido um quadro de reservas, já que a presença dos inscritos no 1° Seminário Intermunicipais de Ciência e Tecnologia do Tocantins, que acontece de das 8 às 12h, no dia 18 de maio, é imprescindível para a confirmação da inscrição. “O inscrito que não participar do seminário terá sua inscrição automaticamente cancelada e o que tiver na lista de espera será chamado para ocupar a vaga”, esclareceu Fernando.

A primeira fase do curso será ministrada de 18 a 21 de maio, data em que a Capital do Tocantins completa 21 anos. “Palmas é quem faz aniversário, mas quem recebe o presente é o servidor”, destacou o presidente da Fupact ao avaliar que uma formação como esta custa em média R$ 1.800,00, mas a Fundação está oferecendo gratuitamente.

De acordo com dados do Ministério da Ciência e Tecnologia 80% dos projetos apresentados ao Governo Federal, para financiamento de atividades científicas, são reprovados por falta de qualificação no detalhamento. Neste sentido a Prefeitura de Palmas, por meio da Fupact, organiza esse curso para iniciar uma nova etapa na busca de alternativas para elaboração qualificada de projetos.

Para o prefeito Raul Filho essa qualificação profissional servirá não apenas para o serviço público, mas será também um meio para o desenvolvimento de uma nova fonte de renda aos participantes, já que muitas prefeituras carecem de pessoas que elaborem projetos para captação de recursos e pagam muito bem por este tipo de serviço.

O Curso

Será ministrado em três etapas. A primeira será de 18 a 21 de maio e a segunda de 22 de maio a 21 de junho, quando o curso será a distância. Nesta etapa os 35 participantes serão divididos em grupos de cinco para o desenvolvimento e elaboração de projetos, com a ajuda de um tutor que estará à disposição via internet. De 22 a 23 de junho acontece a fase final do curso, com aula prática e presencial.

Fonte: Ascop