Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 12, o 2º encontro de gestores públicos e esportivos do Tocantins no auditório do Palácio Araguaia. Na ocasião, estiveram presentes, além do governador, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), o vice Eduardo Machado (PDT), O secretário estadual de Esportes, Ricardo Abalem e mais 9 deputados estaduais. A Prefeitura de Palmas foi representada pelo secretário de Juventude e Esportes, Kairo Bernardo.

O evento, que contou com a presença de cerca de 80 prefeitos de todo o Estado, teve como objetivo a entrega de kits esportivos a gestores dos 139 municípios do Estado, que fizeram parte da plateia do auditório.

O deputado estadual José Geraldo de Melo (PTB), em entrevista ao Conexão Tocantins, destacou a necessidade da prática esportiva para o incentivo à educação e o combate ao uso de drogas.

Um dos discursos mais contundentes no evento foi o do deputado Stálin Bucar (PR) que relembrou a eleição indireta do governador Gaguim. Em sua fala, o deputado ressaltou curto tempo de atuação de Gaguim, que tem 8 meses de gestão estadual. “Disseram que tínhamos escolhido um doido, mas se tivéssemos mais 10 doidos como Gaguim, o Tocantins seria melhor”, exclamou.

Alteração da lei orgânica do TCE

Em seu discurso, Bucar destacou a decisão tomada pelo plenário da Assembleia Legislativa na noite da última terça-feira, 11, que altera a lei orgânica de atuação do Tribunal de Contas do Estado. Segundo o deputado, a principal alteração na lei do TCE foi a que diz respeito á aplicação de multas por infração tributária. De acordo com Bucar, a partir de agora, o Tribunal irá “multar apenas a maior infração (do prefeito) no valor máximo de R mil”.

Vice-governador

Em seu discurso, o vice governador Eduardo Machado (PDT), destacou a redução de gastos pela qual o governo do Estado tem passado. Na ocasião, o vice governador criticou o excesso de gastos pelas secretarias no passado, e a redução de 30% nos custos de cada secretaria, proposta pelo governador. “Cada secretaria agia como rei”, criticou.

Discurso Gaguim

Após a entrega dos kits simbólicos a cada prefeito, o governador Carlos Gaguim subiu ao púlpito para fazer o seu discurso. Durante a sua fala, o governador destacou as dificuldades que todos os municípios do Estado tem enfrentado em todos os setores. “Saúde, infra-estrutura, estradas, educação, saneamento”, afirmou.

Gaguim lembrou que suas ações, incluindo a Caravana Acelera Tocantins, fazem parte de um planejamento para 30 anos. O governador ressaltou que esse planejamento passa também pelas secretarias, corroborando com as palavras de Eduardo Machado.

Entre outras ações destacadas pelo governador, estão a compra de máquinas de construção (tratores, roçadeiras, mesas). O governador destacou que até o mês de agosto “nenhum município fica sem estradas a sem ser patroladas, arrumadas”.