Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Neste domingo 16 de maio de 2010, às 19:00 horas na feira Coberta de Taquari a Associação de Moradores do Bairro Taquari realizou o 8º aniversário do Setor. Com grande participação popular aproximadamente mil pessoas participaram do evento. A programação da festa começou com as falas das autoridades presentes e representantes de políticos ausentes no momento.

Acontece que durante a abertura oficial do evento, um cidadão saiu do meio da multidão atenta e com a palavra flanqueada fez um desabafo que mexeu com a grande maioria presente, “acho um desrespeito muito grande por parte destes políticos que durante toda mobilização para este evento foi anunciada suas presenças hoje à noite e o que vemos é representantes num total desprestígio à nossa comunidade, cadê o ex-governador Marcelo Miranda, cadê o governador Gaguim?” Neste momento a multidão tomou conta do evento com palmas e gritos como se fosse cada morador falando pela boca daquele morador.

Os organizadores do evento cuidaram de calar aquele senhor que aos olhos deles não deveria ter feito aquilo, e na tentativa de tirar-lhe o microfone a multidão gritava a favor do morador. Quando o representante do governador Gaguim, o Sr. Totó Cavalcante Secretário para Assuntos Parlamentares falou à aquele povo foi vaiado por uma boa parte dos populares presentes no momento e este em seu discurso usou de termos preconceituosos com aquela comunidade, dizendo que se fosse em outros tempos os que estavam vaiando seriam tratados a chibata, numa referência ao ex-governador Siqueira Campos e que o maior beneficio que o povo do Taquari recebe do atual governo é o respeito e a liberdade de expressão.

A situação não foi diferente com o representante do ex-governador Marcelo Miranda o Sr. Ricardo Aires ex-secretário de seu governo, e que mesmo tentando levar um discurso inflamado não conseguiu defender a gestão do PMDB no governo do Estado em relação ao Taquari, terminando sua fala sem aplausos e com vaias de alguns moradores.

De certo que tudo isso tem haver com a grande revolta da comunidade de Taquari com o descaso dos governos que já passaram pelo Palácio Araguaia, dando início com o ex-governador Siqueira Campos que abriu aquele Setor sem a mínima infra-estrutura possível para se habitar, na verdade centenas de famílias foram jogadas naquele Bairro sem energia elétrica, água encanada, ruas abertas, transporte público e sem falar da grande distância do Plano Diretor da capital.

Ao assumir o comando do Estado o ex-governador Marcelo Miranda adotou o Setor como propriedade particular da Secretaria Estadual de Habitação, até hoje tudo que se faz por lá tem que ter a chancela do Estado tendo em vista que o patrimônio da cidade está nas mãos do governo estadual. Porém muitas promessas foram feitas para o desenvolvimento do Bairro, inclusive o asfaltamento do Bairro, e hoje a grande luta dos moradores é pelo asfalto do Setor, pois a ausência deste bem comum tem gerado grande desconforto principalmente no tempo da poeira com as doenças respiratórias, sujeiras nas residências e vendavais de poeiras nas ruas do bairro. São 08 (oito) anos de espera, passa governo entra governo e a conversa é a mesma, sentir naquele evento que a situação para Siqueira, Marcelo e Gaguim não tá boa lá pelas bandas do Taquari. E olha que hoje o Taquari tem uma votação para eleger um deputado estadual.

O evento que seria para festejar os oito anos do setor serviu para os presentes reivindicar uma luta histórica dos moradores que é o asfaltamento do Bairro. Caros candidatos revejam os discursos e façam pelo Taquari, pois aquele setor merece uma atenção especial, principalmente na infra-estrutura, saneamento básico, asfalto e muito mais. Falem menos e façam mais!

(Erivelton da Silva Santos - Militante Social e Bacharel em História pela UFT)