Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Implantado no Tocantins em novembro de 2007, o Projeto Balde Cheio realiza seu primeiro dia de campo com apresentação de resultados. Em Gurupi unidade demonstrativa do projeto receberá a visita do técnico credenciado da Embrapa São Carlos, Junior Colombo e o criador do Programa Balde Cheio também da Embrapa, o pesquisador Artur Chinelato.

Os resultados a serem apresentados foram avaliados em cima das técnicas de manejo e pastagens, controle reprodutivo, balanceamento da dieta dos animais e planejamento do período da entre safra durante a estiagem, o que resultou a essas propriedades um aumento na produtividade e rentabilidade na produção de leite.

O evento terá inicio às 14 horas do dia 19/05 na Fazenda Água Franca no município de Gurupi. Em seguida, Artur Chinelato apresentará os resultados alcançados com o projeto nas unidades demonstrativas da região sul do Tocantins.

O evento é aberto ao público. Para maiores informações no Sebrae de Gurupi pelo telefone (63) 3312 4570.

Segundo o gerente do núcleo Regional Sul do Sebrae/TO, José Carlos Bessa o projeto Balde Cheio trouxe a muitas famílias do Tocantins resgate de auto estima e confiança. “A realidade dessas famílias hoje é bem diferente. Eles passaram a olhar para sua propriedade rural com algo rentável” afirmou Bessa.

Sobre o Balde Cheio

Criado em setembro de 1998 com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira do país. No total, dezenove estados totalizando mais de 360 municípios e mais de 3.500 propriedades rurais participam do projeto Balde Cheio que tem como objetivo viabilizar a produção de leite em pequenas áreas e aumentar a renda do produtor por meio da adoção de tecnologias no campo.

O projeto tem duração de quatro anos e foi implantado no Tocantins em novembro de 2008. No total, propriedades de onze municípios da região sul do Estado do Tocantins participam do projeto que foi implantado no estado em novembro de 2008 e terá duração de quatro anos. Para participar do projeto o produtor rural deverá pertencer à agricultura familiar, residir na propriedade e ter sua renda proveniente da atividade rural.