Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Marcio Vieira

O governo do Estado entregou na tarde desta quarta-feira, 19, um moderno sistema agregado de coleta de sangue e ambulatório de hematologia. A unidade foi instalada no HGP – Hospital Geral de Palmas e traz maior agilidade e humanização neste serviço no Tocantins. Ao descerrar a placa e fita inaugural, o governador Carlos Henrique Gaguim ressaltou que o setor da saúde é prioridade no seu Governo. “Vamos fazer com que o Tocantins tenha excelência em saúde, por isso fazemos os avanços necessários neste setor, para que as pessoas não precisem mais buscar atendimento em outros estados”.

A unidade de mais de 900 metros quadrados está equipada com laboratórios e consultórios médicos, além de leitos adultos e infantis. Conta ainda com dois veículos Logan que foram entregues pelo governador no momento da inauguração e serão utilizados na administração e atenção aos pacientes. O secretário da Saúde, Francisco Melquíades Neto, explica que ao agregar os serviços o Estado ganha em agilidade e qualidade. “Significa que as pessoas que têm doenças do sangue poderão ser encaminhadas diretamente para tratamento no momento da coleta, o que antes passava por muitas etapas”, ressaltou.

A previsão é que a unidade de coleta de sangue atenda 80 doadores por dia e o ambulatório hematológico 25 pessoas diariamente. No ambulatório serão realizados serviços como coleta de sangue por aférese e aférese terapêutica que significam a separação de células para tratamento. A unidade contará com aproximadamente 45 servidores.

A obra orçada em R$ 1,4 milhão recebeu recursos através de convênio do Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde e contrapartida da Secretaria de Estado da Saúde de aproximadamente R$ 506 mil. A inauguração do novo posto faz parte das comemorações dos 10 anos de construção da sede do Hemocentro Coordenador de Palmas, que responde pela política estadual de sangue no Estado.

A solenidade contou com a participação dos diretores do HGP e da Hemorrede, Paulo Farias e Perla Risette Lima, respectivamente.

Fonte: Secom