Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

Nos próximos 40 dias, devem ter início as obras da ponte de concreto armado sobre o rio Araguaia, ligando o município de Xambioá, no norte do Tocantins, ao município de São Geraldo, no Pará. A obra, de 1.727,36m de extensão e valor estimado em R$ 235 milhões, é uma parceria entre os governos federal e estadual. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Henrique Gaguim, na manhã do último sábado, 22, durante vistorias feitas em obras entregues pelo governo por meio da Caravana Acelera Tocantins, em Xambioá. O Governo do Tocantins já havia conseguido incluir a obra da ponte no PAC II e no orçamento da União de 2011. “Essa ponte é uma prioridade no PAC e uma obra que garantirá mais desenvolvimento para toda essa região”, garantiu Carlos Gaguim.

Ao vistoriar as obras, o governador constatou que a pavimentação em bloquetes já conta com 25.121 metros quadrados prontos nas ruas e avenidas da cidade. Quando todo o trabalho estiver pronto serão 7.831 metros quadrados de ruas pavimentadas e 2.110 metros quadrados de meio-feio construídos. Os recursos para as obras, no valor de R$ 1.329.691,99, são oriundos do Governo do Estado.

Em seguida, o governador visitou os serviços de terraplanagem para a pavimentação asfáltica da via de 16 quilômetros que liga Xambioá à fábrica de cimento Votorantim, e a pavimentação de 2 quilômetros da via que ligar Xambioá ao Porto da Balsa.

O assistente contábil Gardel da Cruz Rocha falou sobre os benefícios das obras oportunizadas pelo Governo do Estado. “Estava muito carente, precisando de uma reforma na entrada da cidade, no acesso à balsa, então é de grande importância para o município, isso sem contar a obra da ponte, que vai melhorar o fluxo de transporte, porque são muitas carretas, gerando filas e atrapalhando o trânsito, então para o município é fundamental”, afirmou.

Título de cidadão xambioaense

Na cidade, o governador Carlos Henrique Gaguim ainda prestigiou a inauguração da reforma da Câmara Municipal, Palácio Silvino Rodrigues Filho, ocasião em que recebeu o título de cidadão xambioaense. A solenidade contou com a presença do deputado federal Osvaldo Reis, que também foi agraciado com o título, e dos deputados estaduais César Hallum e Raimundo Palito.

A lei municipal que concedeu o título foi apresentada pelo presidente da Câmara, vereador Nunes, em 2009, quando o governador era o então presidente da Assembleia Legislativa. O governador disse que receber o título é uma honra, que aumenta sua responsabilidade com o município, e atendendo a reivindicação dos vereadores, anunciou que vai garantir os recursos para a reforma do hospital e que o município vai receber, em breve, duas ambulâncias para atender à população.

O novo prédio do legislativo municipal foi totalmente reformado e conta com nova fachada, hall de entrada, gabinetes, salas administrativas e banheiros restaurados.

Fonte: Secom