Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

PV apóia Siqueira mas fará palanque para Marina Silva

PV apóia Siqueira mas fará palanque para Marina Silva Foto: Dicom/AL

Foto: Dicom/AL PV apóia Siqueira mas fará palanque para Marina Silva PV apóia Siqueira mas fará palanque para Marina Silva

Um ponto que já preocupa alguns líderes de partido no Estado é a sintonia entre os candidatos estaduais e os nacionais. Nessa berlinda estão o PPS, o PTB, o PR e o PV. Também o PP pode integrar esse grupo de partidos já que ainda não divulgou o apoio nacionalmente e atualmente participa da composição e dá sustentação ao governo Lula.

No grupo da União do Tocantins, o PR do senador João Ribeiro será um dos defensores da presidenciável Dilma Rousseff, candidata do PT mesmo compondo na chapa que o PSDB e ainda o DEM que serão base para a campanha de José Serra (PSDB). Ribeiro é muito ligado à ministra e compõe ainda o conselho político do presidente Lula.

A falta de sintonia entre a questão estadual e a nacional não vai, segundo o presidente estadual do PPS, deputado estadual Eduardo do Dertins confundir a cabeça do eleitor. “Não tem diferença de palanques, vou subir no palanque do Serra destacar trabalho dele em São Paulo e na hora de pedir o voto vou pedir para o governador Gaguim”, disse. “Isso não vai confundir a cabeça do eleitor”, garantiu em entrevista ao Conexão Tocantins.

Dertins lembrou a campanha de 2006 quando a senadora Kátia Abreu (DEM) fez palanque para Geraldo Alckmin e apoiava o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) que defendia a reeleição do presidente Lula (PT). O PPS apóia a reeleição do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB).

Com Serra e Gaguim

Ao Conexão Tocantins, o presidente estadual do PTB, deputado federal José Geraldo disse nesta segunda, 24, que vai seguir a orientação nacional de apoiar o presidenciável José Serra. “O partido segue a orientação da executiva nacional, somos totalmente fiéis à executiva”, disse.

O parlamentar disse que não sabe avaliar se a diferença de palanques confundirá a cabeça do eleitor. “A eleição presidencial afeta pouco a proporcional”, comentou. José Geraldo já declarou que seu apoio pessoal é para Gaguim mas ressaltou que a decisão depende dos membros do partido.

Bem conversado

Em entrevista ao Conexão Tocantins nesta segunda, 24, o deputado estadual e presidente do PV, Marcelo Lelis afirmou que o palanque nacional para a candidata da legenda Marina Silva será coordenado pela sigla. Segundo o parlamentar, essa questão já foi conversada com a direção nacional do partido e não atrapalhará a questão estadual. “Está tudo bem conversado na executiva nacional”, disse.

O deputado disse que com o apoio a Siqueira está retribuindo o apoio que recebeu do PSDB em 2008 quando foi candidato a prefeito de Palmas. “ Coloquei isso claramente”, frisou. O partido já está nos preparativos para a campanha de Marina no Estado. “ Já estamos montando o Comitê Pró-Marina e a idéia é preparar o palanque receba-la na campanha”, disse.